Dr. Miltom Luiz Pereira recebe homenagem da Câmara Municipal




O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Dr. Miltom Luiz Pereira, recebeu “Votos de Congratulações e Aplausos” da Câmara Municipal de Curitiba, através de Proposição de autoria do vereador Algaci Tulio, nos seguintes termos: “O vereador Algaci Tulio requer à Mesa, na forma regimental, que seja inserido em ata, Votos de Louvor ao excelentíssimo Ministro Miltom Luiz Pereira, pela participação ativa e cidadã em prol a comunidade, como Presidente de Honra do Conselho Comunitário de Segurança do bairro Água Verde.”
O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, ex-prefeito de Campo Mourão e ex-radialista em Curitiba, Dr. Miltom Luiz Pereira, Cidadão Honorário de Curitiba, é pessoa querida da comunidade aguaverdeana. Homem honrado, culto, religioso, pai de família exemplar, é considerado parte da reserva moral do Poder Judiciário e da sociedade paranaense.
Em sua justificativa o vereador Algaci Tulio escreveu: “A todo momento observamos ações de despreendimento, voluntarismo e solidariedade, mas são poucas as vezes que tomamos conhecimento de tais fatos. Acreditamos que o papel de uma Câmara Municipal como representante dos cidadãos, também é enaltecer atos gloriosos de pessoas dignas. Uma dessas pessoas é o excelentíssimo ministro Miltom Luiz Pereira, aposentado compulsoria-mente do Superior Tribunal de Justiça em 9 de dezembro de 2002, onde atuou por 10 anos, e que em seu discurso de despedida ressaltou: “... que nunca esquecerá as lições que aprendeu na corte. Nestes dez anos, aprendi todos os dias, todas as horas. Quando mais tarde, ao reler os livros de minha vida, quiser tirar a maior lição de todas, saberei que o mais importante é ser humilde”. Em pronunciamento, o ministro Peçanha Martins lamentou a aposentadoria de Miltom Luiz Pereira, ao afirmar que “o Superior Tribunal de Justiça perderá seu maior mestre.”
Em sua gestão (1964 à 1967) como prefeito de Campo Mourão, aos 27 anos de idade, a cidade foi considerada como Município Modelo do Paraná, pelas realizações administrativas e desenvolvimento social e econômico experimentado.