Falta de sinalização na rua Petit Carneiro prejudica moradores

A existência de bares noturnos em algumas ruas do nosso bairro traz problemas para muitos moradores, cujas garagens ficam bloqueadas por veículos estacionados indevidamente. O problema pode ser resolvido com a pintura de sinalização horizontal, proibindo o estacionamento em determinados horários. Entretanto, isso não vem acontecendo na rua Petit Carneiro, no bairro Água Verde, apesar das reclamações de diversos moradores, entre os quais o nosso entrevistado a seguir, Clóvis José Longo Peixoto, aposentado, nascido no bairro Água Verde em 1944. Morador da rua Petit Carneiro, ao lado do Bar Folha Seca.

Qual o principal problema na frente da sua residência.
Clóvis – A falta de sinalização horizontal. A delimitação de áreas de estacionamento, e a falta de respeito dos motoristas que estacionam quase na frente da minha guia rebaixada, praticamente impedido o acesso à garagem.

Tomou alguma providência nesse sentido?
Clóvis – Sim. Enviei solicitação para a Central 156 da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Ficou satisfeito com a resposta?
Clóvis - Não. Para ser sincero, recebi uma resposta bastante bizarra, porque a resposta não tem nada a ver com o motivo da minha reclamação.

Na resposta eles orientam a fazer um abaixo-assinado para dar início a estudos. O senhor concorda?
Clóvis – De maneira nenhuma. Solucionar este problema é um dever e uma obrigação dos órgãos responsáveis pela fiscalização. Eles orientam nessa resposta que quando ocorrer estacionamento irregular, devo contatar a Central 156 para acionar a Diretran. Só que já fiz isso inúmeras vezes e nunca funcionou porque, primeiro, quando acontece do Diretran aparecer por lá, eles ligam as sirenes e os carros são removidos do local pelos motoristas, e meia hora depois eles volta a estacionar na frente das garagens residenciais. Não existe uma multa, uma punição a quem comete a inflação, e isso está estimulando a impunidade e o desrespeito.

A proibição de estacionar na rua é a melhor opção?
Clóvis – Não. A melhor opção seria restaurar a sinalização que existia e exercer uma fiscalização eficiente e eficaz para que não ocorra esse tipo de contravenção que vem causando contratempos, não só a mim, mas a muitos outros moradores da região.

Por que algumas pessoas não respeitam a sinalização e estacionam na frente de garagens?
Clóvis - Isso é falta de orientação, falta de educação e falta de fiscalização.