ORIENTAÇÕES E CUIDADOS AO REFORMAR E CONSTRUIR



A autoconstrução pode ser entendida como um processo de produção de habitação que tem como gestor do processo o próprio morador. Geralmente a obra caminha de forma parcelada, à medida que o morador consegue recursos para a aquisição de materiais e por mão de obra de terceiros, contratados muitas vezes sem nenhuma qualidade dos serviços e nem mesmo a garantia da execução.
No entanto o morador, diante de uma reforma ou construção, que ao optar em contratar sozinho os profissionais, poderá enfrentar sérios problemas durante e depois da obra. Os problemas surgem, principalmente em relação ao conforto da edificação dado o desconhecimento dos usuários de soluções adequadas; a inexistência de um planejamento prévio, com projetos e sem a orientação de um profissional de arquitetura ou construção, ocasionando por fim a lentidão no processo de finalização da obra , além de baixa qualidade de serviços, gerando desperdícios.
O objetivo do nosso trabalho é elevar o patamar de qualidade da execução dos serviços, através dos mecanismos que apóiem e orientem o cliente nos aspectos relativos à obra, desde o projeto até a indicação de bons profissionais como pedreiros, eletricistas, pintores, etc.
Para evitar erros na obra, além da contratação de equipe adequada, é necessário dar ênfase na importância do entendimento correto de projetos pelo executor, no caso pedreiros e construtores, assim como a orientação técnica diária de como os serviços deverão ser executados, evitando assim as chances de erros e desperdícios de materiais.
No caso de reformas, deve se dividir a obra em etapas, enfatizando a construção passo à passo na elaboração, com cronogramas para início e finalização de cada uma das etapas ; ex: início na colocação do gesso, seguida por iluminação, e instalação pontos elétricos ,colocação de piso, pintura, e por último o mobiliário.
Para auxiliar quem reforma ou constrói, a ARQ&REFORMA, nasceu da percepção de um nicho de mercado específico para reformas rápidas e limpas, onde percebe-se a carência de mão de obra qualificada.
A ARQ&REFORMA foi criada para abrir as portas dos serviços de reformas de imóveis residenciais e comerciais, com conceitos de qualidade, segurança e garantia , além de baixo custo.
Serviços com equipes de profissionais habilitados para concluir a sua obra com qualidade, mais rapidez e economia. A empresa conta com uma arquiteta que irá até a sua obra, onde fará um orçamento específico para a sua reforma, incluindo no pacote de serviços, projetos de interiores com alterações de layout, gesso, iluminação e pintura, e sugestões de utilização de materiais de acabamentos.

Faça seu orçamento sem compromisso, a visita é gratuíta.
Fotos acima: Obra Condomínio Golden Hill - Salão de Festas.
ARQ&REFORMA
Arq. Andréa Barbon - Mestranda em Construção Civil UFPR- Crea:69792-D-PR, fone;(41) 9635-6877
Eng. Ricardo Muller – MBA Gestão de Projetos UP Crea : 94979-D Fone : (41)9161-1448
Email: arqreforma@gmail.com - Blog: www.arqreforma.blogspot.com