A história de sucesso da Gomes Imóveis




Tudo começou há 8 anos, quando o economista Elcio Gomes, após trabalhar por 18 anos no ramo imobiliário, decidiu montar a Gomes Imóveis, com sede própria, na rua Mato Grosso, 497, lojas 1 e 2.
A empresa cresceu e prosperou ao longo dos anos, firmando-se como uma das principais imobiliárias de Curitiba no ramo de compra, venda e locação de imóveis.
Ao longo de 26 anos de trabalho no ramo imobiliário, Elcio compara uma imobiliária a um banco: “Em ambos o cliente deposita seu investimento à procura de rentabilidade, entretanto, na imobiliária o imóvel adquirido produz o rendimento da locação além de ser valorizado ano a ano, em índices muitas vezes superior aos principais investimentos do mercado financeiro”. Outra grande diferença destacada é que, ao contrário dos bancos, os imóveis não estão sujeitos a incertezas do mercado. “A crise atual na Europa, por exemplo, pode afetar alguns bancos, enquanto que os imóveis passam ao longo das crises e das intempéries, e se valorizam”.
Nos últimos anos, conta Elcio Gomes, “ houve uma grande mudança no comportamento do comprador e do inquilino. Antigamente o comprador ou locador decidia rapidamente; hoje, prefere pesquisar para fechar o melhor negócio. Com as mídias sociais na internet, aumentou muito a pesquisa imobiliária , fazendo com que os preços da compra e da locação sejam equilibrados pela lógica do mercado”.
Sobre a situação atual do mercado imobiliário, Elcio afirma que “está equilibrado sendo que nos meses de janeiro, fevereiro e março sempre há alguma expansão por alguns motivos: nesta época um grande número de estudantes vem do interior e de outros estados, em busca de casas ou apartamentos para morar, comprar ou alugar. Grandes empresas também contratam ou fazem transferências de funcionários nesse período, aumentando a procura por imóveis”. Mas o aumento da procura por imóveis para compra ou locação não devem ser confundidos, explica Elcio: “os valores de imóveis e de aluguéis em Curitiba hoje, acompanham a lógica do mercado. Os proprietários que tentam super valorizar seus patrimônios para venda ou locação, na maioria das vezes não conseguem atingir seus objetivos acumulando despesas com condomínio, luz e água, fazendo com que revejam os valores praticados, porque os clientes estão mais atentos, mais seletivos e pesquisam exaustivamente até encontrar o imóvel desejado.
O valor do condomínio do imóvel, lembra Elcio, é hoje um dos importantes fatores para valorização ou desvalorização do imóvel, “quanto menor o valor do condomínio, mais valorizado será o imóvel porque o locador busca preços justos e acessíveis”.



Falando sobre os valores por metro quadrado em Curitiba, Elcio relembra que alguns anos atrás “os valores de imóveis e aluguéis em nossa cidade, estavam defasados. Eram os mais baratos entre as capitais da região Sul do país. Nos últimos anos porém, os preços subiram e equilibraram.”
Para aquisição de imóveis nos tempos atuais, informa Elcio Gomes, “os bancos oferecem linhas de créditos das mais variadas, com taxas a serem negociadas. No passado esses financiamentos não contemplavam a classe C, por exemplo, mas hoje a oferta de financiamentos é abundante para todas as classes sociais. É possível fazer um bom negócio na aquisição de imóveis recorrendo a financiamentos bancários, algo improvável no passado recente”.
A Gomes Imóveis coloca à disposição de todos, assessoria para avaliação de imóvel . “Trata-se de um serviço prestado por profissionais capacitados.
Comprar, vender ou alugar sem o apoio de um corretor é algo temerário”, lembra Elcio, “porque os trâmites legais e as condições dos imóveis são melhores avaliadas por um profissional, fazendo com que o proprietário tenha mais tranquilidade e segurança no negócio a ser realizado”.
Atualmente a Gomes Imóveis possui um site, o www.gomesimoveis.net, onde é possível acessar excelentes ofertas para compra, venda e locação de imóveis. Além do site a imobiliária investe em anúncios nos jornais de grande circulação e portais (sites) da internet. Nos próximos meses haverá uma novidade para os clientes. As informações sobre os visitantes dos imóveis estará disponível online, podendo ser acessadas por computadores, notebooks, tablets ou ipads.