terça-feira, 2 de julho de 2013

Jovens ganham portal para acessar serviços e debater políticas públicas



Um espaço para debater ideias e fomentar a cidadania. Este é o objetivo do Território da Juventude, novo portal lançado pelo governador Beto Richa nesta segunda-feira (01), no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Além de apresentar os principais programas voltados aos jovens, o portal traz informações sobre vagas de estágio, cursos de profissionalização disponíveis e eventos promovidos pelo governo. É mais uma opção para aproximar os jovens das políticas públicas do Estado.

“Esse novo espaço demonstra, mais uma vez, que estamos sintonizados e que cumprimos nosso compromisso com os jovens, que esperam da administração pública mais proximidade e espaço para debater idéias e políticas públicas que atendam realmente seus anseios”, afirmou o governador. O site (www.juventude.pr.gov.br) foi idealizado pela Assessoria Especial de Juventude (AEJ) e começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano. “Muito antes das manifestações populares já discutíamos de forma transparente, ampla e clara este espaço de cidadania”, completou Richa

O Território da Juventude foi um dos compromissos de campanha assumidos pelo governador Beto Richa. O público alvo é composto por pessoas de 15 a 29 anos que, de acordo com o Censo Demográfico 2010 do IBGE, representam 2,7 milhões de jovens, ou seja, quase um quarto da população paranaense. “O jovem é o futuro da sociedade e está clamando por um país e um Estado melhores para se viver. Esta é mais uma ferramenta para que eles possam contribuir com a gestão pública”, destacou Richa.

“Neste momento em que os jovens estão nas ruas cobrando do poder público mudanças e melhorias, o Território da Juventude surge como um espaço de debate, onde eles podem ter voz e um canal direto com o governo, seja pelo portal ou através das redes sociais”, disse o assessor especial da Juventude, Edson Lau Filho. Ele acrescenta que os jovens poderão dar a opinião deles, fazer sugestões e saber o que o governo está promovendo na área de juventude.

Também participaram da solenidade de lançamento do portal o vice-governador Flávio Arns, o subchefe da Casa Civil, Guto Silva, o secretário de relações com a Comunidade, Ubirajara Schreiber, o deputado federal Fernando Francisquini, representantes de secretarias e mais de 50 jovens de grêmios estudantis da rede estadual de educação.

COMO FUNCIONA – O Território da Juventude é um site dinâmico e de fácil acessibilidade. No canto esquerdo da tela o usuário encontrará os principais programas promovidos pelo Governo, que foram divididos em 5 áreas - Divirta-se, Estude, Trabalhe, Viva com Saúde e Faça Política. São mais de 40 programas de governo voltados aos jovens.

Também há espaço para inscrição a vagas de estágio e cursos profissionalizantes promovidos pelo governo e informações sobre a juventude de todo Paraná. Do lado direito da tela há um calendário de eventos e ações estaduais e municipais que serão realizadas para os jovens nas mais diversas regiões do Paraná.

O portal ainda terá interatividade com as redes sociais. As informações do site serão compartilhadas no Facebook (facebook.com/AEJPR ) e Twitter (@AEJPR). "O jovem está nas redes sociais. Vamos interagir no ambiente e na linguagem deles", acrescentou Edson Lau Filho.

Para o estudante Luiz Felipe Gamarra, de 18 anos, membro do grêmio estudantil do Colégio Costa Viana, em São José dos Pinhais, o site será de extrema importância para participar da criação de políticas públicas e acompanhar o desenvolvimento das ações de governo. “Havia um grande distanciamento do governo com os jovens. Vamos fazer a divulgação desse portal para que o jovem tenha consciência do que é feito para ele”, afirmou o estudante.

Kylbert Souza, de 16 anos, é vice-presidente do grêmio estudantil do Colégio São Pedro Apóstolo, em Curitiba. Ele também apoiou a iniciativa do Território da Juventude e defendeu a aproximação dos grêmios estudantis. “Um espaço para trabalharmos todos juntos, num local onde há contato com o Governo do Estado”, avaliou.

JUVENTUDE – Instituída em janeiro de 2013, a Assessoria Especial de Juventude é uma estrutura voltada exclusivamente aos interesses dos jovens paranaenses e tem a missão de articular e garantir o acesso aos programas e projetos das secretarias e órgãos do governo destinados ao público jovem.

A AEJ trabalha também na discussão direta com jovens em todas as regiões do Estado por meio de audiências públicas - serão realizadas oito até o final do ano. A primeira foi no último final de semana em Tunas do Paraná, com a participação de mais de 200 jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário