O simbolismo das pombas brancas



(*) Por Mylena Cooper

Há muito tempo, a pomba branca vem sendo usada em comemorações de datas cívicas, em aberturas ou encerramentos de Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, casamentos, formaturas e outras tantas manifestações religiosas, desportivas ou patrióticas. A ave ganhou o status de símbolo da paz em todo o mundo.

Para os católicos, essa denominação surgiu quando a pomba trouxe para Noé o ramo de oliveira depois do dilúvio, simbolizando a paz entre Deus e os homens. Na interpretação bíblica, a pomba branca é um dos símbolos do Espírito Santo. Na antiguidade, gregos e romanos trocavam pombos como presente de casamento.

Para alguns, soltar pombos brancos em um funeral simboliza a jornada do espírito do indivíduo falecido para um mundo de paz. O número de pássaros soltos também carrega um sentido simbólico. Um único pássaro significa o espírito do ente querido, enquanto que quatro pombos significam a Santa Trindade guiando a alma para o céu. De dez a 20 pombos representam anjos viajando com o espírito, guiando a pessoa até o destino final.

Um curioso estudo, feito pelo Crematorio Vaticano, afirma que a importância da revoada de pombas brancas no final de um funeral, sepultamento ou cerimônia de cremação vai além da simbologia: a revoada ajuda no bem-estar físico e emocional da família. A explicação está no fato que os olhos têm tecidos semelhantes aos do cérebro e estão diretamente ligados por vasos sanguínios, nervos e músculos. Com o emocional afetado, o corpo tensiona. O simples movimento de olhar para cima por aproximadamente um minuto estimula o sistema nervoso, reduzindo a pressão arterial, o que proporciona o relaxamento e, consequentemente, diminui o ritmo da respiração. A movimentação do pescoço para acompanhar a revoada também auxilia no alívio da tensão.

Existe muita beleza e significado nessas aves, ainda mais no dia em que lembramos dos entes queridos já falecidos. Utilizar pombas brancas é uma homenagem bonita aos olhos e à memória daqueles que já não estão mais conosco.


(*) Mylena Cooper é publicitária e sócia do Crematório Vaticano, pioneiro nos estados de Santa Catarina e Paraná