Seleções sorteadas para jogar na Arena visitaram sede de Curitiba



Cinco das oito seleções estrangeiras sorteadas para jogar na Cidade-sede de Curitiba estiveram na capital, entre os dias 07, 08 e 09 de dezembro, fazendo visitas de inspeção em setores como Centro de Treinamento, Campo de Treinamento, Estádio da Arena e hotéis credenciados pela Match/FIFA.

Dirigentes da Espanha, Rússia, Equador, Austrália e Honduras percorreram diversos locais de Curitiba, fazendo um planejamento para sediar na cidade as suas seleções para a Copa do Mundo de 2014.

Apenas as delegações de Nigéria, Iran e Argélia não vieram conhecer os locais onde foram sorteados, deixando para visitar a Cidade-sede à partir de fevereiro. Todos já retornaram aos seus países de origem.

Os visitantes foram acompanhados por uma equipe da secopa municipal, com Rafael Mueller, Amilton Stival, Bety, Gabriel, Carla, Lis, Pedro Junior e Rosane, juntamente com uma equipe da Coordenação Geral da Copa no Paraná, composta pelo coordenador geral Mario Celso Cunha, Marco Antonio Abdanur e Alceu Mentta ‘Caxias’. Também acompanharam a visita Mark Pinheiro, gerente geral de operações FIFA no Paraná, e Camilo Gonzáles, da Match.

A seleção da Espanha visitou o CT do Caju, do Clube Atlético Paranaense, local que deverá ser confirmado como Centro de Treinamento dos campeões mundiais, passando depois pelos hotéis Mabu/CIC e Radisson. Estavam presente o travel manager da Real Federação Espanhola Antonio Limones Perez, o gerente de acomodações Felipe Freese e Gustavo Bernardo, da Match. Foram recebidos no CT do Caju pelos diretores Mauro Holzmann e Luis Greco.

A seleção de Honduras veio composta pelo gerente geral Gerardo Ramos, pelo técnico Luis Fernando Soares, pelo fisicultor Carlos Gutierrez e TLO Mauricio Manzini. Estiveram na Arena, onde assistiram um vídeo sobre o andamento das obras e o projeto original, e depois visitaram as obras, seguindo para o estádio Couto Pereira, onde conheceram o local indicado para os treinamentos (COT). Após as visitas se dirigiram para o hotel Pestana.

A seleção da Austrália veio com o técnico Ange Postecognou, diretor da Federação Australiana Gary Moretti e equipe. Estiveram no hotel Pestana, no estádio Couto Pereira e na Arena do Clube Atlético Paranaense.

A seleção do Equador esteve na Arena do Clube Atlético Paranaense, depois visitou o estádio Janguito Malucelli onde confirmou o local de treinamento, e seguiu para o hotel Radisson. Acompanhou a comitiva o coordenador geral de logística Vinício Luna, preparador físico Carlos Velasco, Luan Tonelli do COL/FIFA, Wellington Medeiros (tradutor) e Paulo César Teixeira (Abin).

A seleção da Rússia também visitou o estádio Janguito Malucelli, a Arena do Clube Atlético Paranaense e o hotel Radisson. Veio com a Team Manager Evgeny Savin, Travel Maneger Elisabette Bartoszcze e o Chefe de Segurança Dmitry Vinogradov.

Numa visão geral todos elogiaram a cidade e os locais visitados. Gostaram muito do gramado do estádio J. Malucelli e do CT do Caju. Inclusive a Seleção da Espanha, que deverá vir à Curitiba com um total de 70 integrantes, pretende ficar no CT atleticano já em fevereiro, quando participará da reunião da FIFA, a ser realizada no Costão do Santinho (Florianópolis - SC), que terá as 32 seleções da Copa do Mundo de 2014.

A preocupação de todos era conhecer os locais de treinamento e o estádio da Copa. Lamentaram apenas que o gramado da Arena ficará pronto somente em janeiro, pois gostariam de ver a qualidade do gramado já instalado. Mas, visitaram os locais de vestiários e áreas de circulação, ficando satisfeitos com estes setores.

Fotos: Coordenação Geral da Copa do Mundo no Paraná