Foto: Hully Paiva/SMCS -----
A Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) realizou, nesta quinta-feira, na sede no bairro São Francisco, reuniões de posse com novos servidores da Prefeitura de Curitiba.
De manhã, dez fiscais compareceram, assinaram o termo de posse e foram nomeados. Eles foram designados para as secretarias do Governo Municipal, Meio Ambiente, Urbanismo e para o Instituto Municipal do Turismo.
Para o período da tarde foram convocados 12 fiscais de obras e posturas que serão lotados nas secretarias do Governo Municipal, Urbanismo e Obras Públicas.
Nesta sexta-feira (30/6), serão nomeados analistas de desenvolvimento organizacional. Foram convocados 23 profissionais aprovados no concurso.
Para a curitibana Caroline Brixel, de 37 anos, a convocação para nomeação e posse veio em boa hora. “Sou formada em Ciências Biológicas e estava trabalhando como motorista de aplicativo. Nem lembrava que havia feito o concurso. Me sinto feliz por ter esta oportunidade agora”, contou ela.
Lucas Prux Velozo, de 27 anos, comemorou a convocação. “Vai ser um desafio esta nova fase na minha vida. A expectativa é boa. O serviço público é um sonho meu e da minha família. Eu havia estudado para o concurso em 2019, cheguei a fazer outros concursos. Com a convocação, volta o ânimo de estudar e, quem sabe, tentar outro concurso futuramente aqui na Prefeitura mesmo”, declarou.
Já Caroline Messias da Cruz, também de 27 anos, vai mudar de carreira dentro da Prefeitura de Curitiba. Servidora desde 2021, ela ingressou no quadro como agente administrativo e estava lotada na Secretaria do Urbanismo.
“Logo que terminei a faculdade de Engenharia Química, meus pais me encorajaram a fazer o concurso da Prefeitura. Foi meu primeiro emprego público e trabalhei no Núcleo do Boqueirão com pessoas muito experientes. Foi ótimo”, afirmou ela que agora passará a integrar a equipe da Secretaria do Meio Ambiente.
Durante a reunião, o coordenador da Unidade de Concurso Público do Departamento de Desenvolvimento de Polícias de Pessoal, Evaldo Afonso Pereira, deu as boas-vindas aos servidores. “A partir de hoje, vocês iniciam uma nova jornada”, disse.
Os novos profissionais da Prefeitura de Curitiba também foram orientados sobre a importância do RH Orienta, que reúne informações sobre temas relevantes ao servidor ao longo da sua trajetória profissional.
“Se tiverem dúvidas, procurem sempre o Núcleo de Gestão de Pessoal”, alertou Mariza Cristina Sinhoca, que integra a equipe do Núcleo Central. Os telefones para as dúvidas são: 3350-8487 ou 3350-8185.
Os servidores também receberam orientações sobre a previdência obrigatória do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) e a complementar, da CuritibaPrev – Aprev do Servidor (Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba).
A diretora de Previdência da CuritibaPrev, Jocelaine Moraes de Souza, enfatizou que a previdência complementar é um fundo de pensão patrocinado.
“Ela é facultativa. Vocês, novos servidores, ingressam vinculados. Se resolverem sair em até 90 dias, nós devolvemos o dinheiro guardado. Mas devo lembrar a vocês que a previdência complementar patrocinada é muito vantajosa. Se desistirem de manter o plano, vocês até levam o dinheiro, mas saem perdendo, se pensarmos no futuro de cada um. Vale a pena conhecer”, defendeu.
Os servidores também puderam agendar o atendimento para o mapeamento de perfil comportamental, projeto-piloto desenvolvido pelo Departamento de Saúde Ocupacional da Smap, para identificar habilidades e pontos que poderão ser desenvolvidos ao longo da carreira, por meio de capacitações, de acordo com a área de atuação de cada servidor.
Os participantes das reuniões foram orientados ainda sobre o plano de saúde exclusivo aos servidores – o Instituto Curitiba de Saúde (ICS). O prazo para assinar a adesão sem carência é de 30 dias, a partir da posse.
Os novos profissionais da Prefeitura puderam assinar na hora a sua inclusão no plano. Para fazer o mesmo com os dependentes é necessário agendar o atendimento no ICS, que fica na Rua Santo Antônio, 400, no Rebouças.