A Prefeitura de Curitiba enviará, nesta sexta-feira (20/10), uma ajuda humanitária para União da Vitória, Sul do Estado, que está em situação de emergência devido aos temporais que castigam o Paraná. A ação faz parte da Campanha Solidária Enchentes 2023, lançada pelo vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, na última segunda-feira (16/10).
Serão enviados para o município 9 mil peças de roupas e calçados, entregues pelo Disque Solidariedade - serviço da FAS que coleta, seleciona e distribui doações para pessoas em situação de vulnerabilidade - 1,3 tonelada de alimentos destinadas pelo Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e quase 3 mil escovas e cremes dentais, arrecadados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).
O carregamento dos donativos será feito a partir das 9h, no Disque Solidariedade, que fica na sede da FAS (Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido). A previsão é que o caminhão deixe a fundação às 10h e chegue a União da Vitória às 13h, onde uma equipe do município fará o descarregamento.
União da Vitória é o segundo município atendido com doações da Campanha Solidária Enchentes 2023, que reúne vários órgãos, como a Defesa Civil de Curitiba, Defesa Civil do Estado do Paraná, Fundação de Ação Social (FAS) e outros órgãos para apoiar os municípios afetados pelas intensas chuvas.
O primeiro deles foi Rio Negro, o município da Região Metropolitana de Curitiba mais afetado pelas enchentes. A carga continha cestas básicas, roupas, agasalhos e material de limpeza, aliviando em parte o sofrimento da comunidade local.