O fotojornalista palestiniano Mohammed Salem ganhou a 'World Press Photo of the Year' pela sua imagem, que mostra uma mulher abraçando o cadáver de uma criança embrulhada num pano branco.
A mulher na foto é Inas Abu Maamar, 36 anos, e a criança que ela estava segurando era a sua sobrinha de cinco anos, Saly.
A foto foi tirada em Khan Younis, no sul de Gaza, no dia 17. Outubro na capela do Hospital Nasser, onde moradores vieram procurar parentes desaparecidos.
"Foi um momento poderoso e triste, e senti que a imagem resumia a percepção mais ampla do que se estava a passar em Gaza", diz Mohammed Salem.
"Rezo a Deus para que essa imagem chegue ao mundo inteiro e se torne uma causa para acabar com a guerra e o sofrimento que o nosso povo palestino está suportando. "
Dedico esta homenagem aos jornalistas mortos que deram as suas vidas para que a sua nobre mensagem pudesse chegar ao mundo. Lembro-me especialmente do meu irmão, o mártir Bilal Jadallah, diretor da Fundação Beit al-Sahafa", escreveu Mohammed na sua conta X após o anúncio.
----------------
Fonte: Al Jazeera e Quds News Network