por Cláudio Aidar Modesto -----------
Parece um vagabundo?
É o maior matemático do mundo.
O russo Grigorij "Grisha" Jakovlevich Perelman, foi o único homem que conseguiu resolver um dos sete "problemas do milênio", demonstrando a "Conjectura de Poincaré" e rejeitou o prémio milionário que lhe tinha dado pelo Clay Mathematics Institute, por esta descoberta.
A "Conjectura de Poincaré" é um problema complexo de topologia, e quando encontrou a solução disse: "Para mim, é completamente irrelevante. Porque, se a solução for a certa, não há necessidade de outro reconhecimento".
Ele reside em um mini apartamento, em um prédio popular, daqueles construídos durante o socialismo. Para ele, dinheiro não significa nada: "Não quero ser um cientista de exposição, mas sim, um que estuda a ciência para o bem dos outros".
Ele anda com o cabelo e a barba despenteados e tênis desportivo. As imagens mais recentes retratam-no com um aspecto desleixado. Um blogueiro o localizou no metrô e o imortalizou com o celular para depois carregar as fotos dele na internet.
Dizem que na sua cidade, que foi a capital dos czares(São Petersburgo), está na moda usar uma camiseta com seu rosto e a inscrição: "Neste mundo, nem tudo pode ser comprado".