Nicolás Maduro, presidente da Venezuela.
Créditos: Eneas De Troya via Wikimedia Commons --------
Alegando violações a sanções, estadunidenses levaram aeronave para a Flórida; governo venezuelano ainda não se pronunciou
------------- Revista Forum -----
Comparta este artículo
Os EUA anunciaram que sequestraram o avião presidencial de Nicolás Maduro, que estava localizado na República Dominicana. O presidente não estava na aeronave.
Washington alega que a aquisição da aeronave violou as sanções impostas contra o presidente da Venezuela, entre outras questões criminais.
O avião foi direcionado para a Flórida e era considerado o 'Air Force One' de Nicolás Maduro.
“A apreensão do avião de um chefe de Estado estrangeiro é um marco em matéria penal. Estamos a enviar uma mensagem clara de que ninguém está acima da lei, ninguém está fora do alcance das sanções americanas”, afirma um dos responsáveis ??pela apreensão à CNN, que informou a apreensão com exclusividade.
O sequestro de bens da Venezuela, em especial de aviões, tem se tornado uma prática recorrente de Washington contra o governo Maduro.
No início do ano, um avião Emtrasur da Venezuela foi sequestrado pelos EUA e enviado à Flórida sob as mesmas acusações, desta vez partindo da Argentina.
O avião foi detido no aeroporto de Ezeiza, na Argentina, em junho de 2022, e foi enviado em fevereiro para a terra dos ianques.
31 toneladas de ouro venezuelano guardadas no Banco da Inglaterra, avaliadas em cerca de US$ 2 bilhões, foram roubadas do país com autorização do ocidente e entregues parcialmente para o presidente autoproclamado e golpista Juan Guaidó.