“Don Quixote de la Mancha”. Nós que realmente "SIM" lemos esta impressionante obra, sabemos que Cervantes nos lembra valores universais, infelizmente cada vez mais desuso, "como a fidelidade, a cortesia, a honestidade ou a busca da justiça social". Apesar das adversidades, Dom Quixote nos deixa como ensinamento a importância de ter sonhos mesmo que pareçam impossíveis ou até mesmo nos chamem de loucos...
Mas, juntamente com a sabedoria popular representada na figura de Sancho Pança, as reflexões de Dom Quixote sobre valores, virtudes e defeitos humanos como a liberdade, a justiça, a honra, a solidariedade e o amor constituem verdadeiros ensinamentos que permanecem plenamente válidos nos nossos dias.
Embora a quantidade de citações que podem ser extraídas de Dom Quixote da mancha algumas das reflexões mais representativas do sistema de valores que Cervantes nos transmite através de O Cavaleiro da Triste Figura se hesitar podemos mencionar:
🙏Os nobres objetivos na vida...
👉“Uns vão pelo largo campo da ambição soberba, outros pelo da adulação servil e baixa, outros pelo da hipocrisia enganosa, e alguns pelo da verdadeira religião, mas eu, inclinado da minha estrela, vou pelo caminho estreito da cavalaria ambulante, por cujo exercício eu desprezo a fazenda, mas não a honra. Minhas intenções sempre as endireito para bons fins, que são de fazer bem a todos e mal a ninguém. ”
Capítulo XXXII
🙏 Liberdade...
👉“A liberdade, Sancho, é um dos mais preciosos dons que os céus deram aos homens; com ela não se podem igualar os tesouros que a terra encerra nem o mar encobre; pela liberdade assim como pela honra se pode e deve aventurar a vida, e, pelo contrário, o cativeiro é o maior mal que pode vir aos homens. ”
Capítulo LVIII
🙏A virtude...
👉“Olha, Sancho: se tomares por meio da virtude e te prezares de fazer fatos virtuosos, não há por que ter inveja daqueles que pais e agüelos têm príncipes e senhores, porque o sangue é herdado e a virtude conquista-se, e a virtude vale por si só o que o sangue não vale. ”
Capítulo XLII
🙏A beleza...
👉“Avisa, Sancho – respondeu Dom Quixote – que há duas maneiras de beleza: uma da alma e outra do corpo, a da alma campea e mostra-se no entendimento, na honestidade, no bom procedimento, na liberalidade e na boa educação, e todas estas partes cabem e podem estar em um homem feio... E quando você coloca a mira nesta beleza, e não na do corpo, normalmente nasce o amor com ímpeto e vantagens. ”
Capítulo LVIII
🙏A ingratidão...
👉“Entre os pecados maiores que os homens cometem, embora alguns digam que é a soberba, eu digo que é o ingrato, atendendo-me ao que costuma ser dito: que dos ingratos está cheio o inferno. Este pecado, logo que me foi possível, procurei fugir desde o momento em que tive uso da razão, e se não posso pagar as boas obras que me fazem com outras obras, ponho em seu lugar os desejos de fazê-las e quando estes não bastam, publico-as porque quem diz e publica as boas obras que recebe, também as recompensará com outras. ”
Capítulo LVIII
🙏Humildade...
👉“Faz gala, Sancho, da humildade da tua linhagem, e não te desprezes de dizer que vens de lavradores, porque vendo que não te envergonhas, nenhum se porá a correr e precia-te mais de ser humilde virtuoso do que pecador soberbo. Inúmeros são aqueles que nascem de baixa estirpe, subiram à dignidade pontifícia e imperatória. E dessa verdade eu poderia lhe trazer tantos exemplos, que o cansariam. ”
Capítulo XLII
👉Com estas frases e muitas outras entendemos que o Quixote é um livro intemporal que, apesar de ter sido escrito em 1615, todos os seus ensinamentos podemos aplicá-los aos dias atuais. Sem dúvida, um livro que todos deveríamos ler pelo menos uma vez na vida.