Pimentel abre vantagem sobre Graeml na reta final em Curitiba
------------------
Blog do Esmael Morais
------
Faltando apenas um dia para as eleições municipais, Eduardo Pimentel (PSD) consolida sua liderança sobre Cristina Graeml (PMB) na corrida pela Prefeitura de Curitiba. A última pesquisa da IRG, divulgada na madrugada deste sábado (26), revela Pimentel com 57,14% das intenções de voto válidas, frente aos 42,86% de Graeml. O cenário, descrito como “o jacaré abriu a boca”, indica uma separação significativa entre os dois candidatos, dificultando uma recuperação da adversária às vésperas da votação.
Nas últimas semanas, Pimentel mostrou crescimento contínuo. Na quinta-feira (24), uma pesquisa Paraná Pesquisas já apontava sua liderança com 54,3% contra 45,7% de Graeml. A nova atualização do IRG, realizada entre os dias 24 e 25 de outubro, marca um aumento de 3 pontos percentuais para o candidato do PSD, consolidando sua vantagem.
Cenário de Votos Válidos da pesquisa IRG (Foto: reprodução/ RICtv)
---------------
Entretanto, é bom que fique claro, institutos distintos utilizam metodologias distintas. Nesse sentido, a comparação entre empresas de pesqusias diferentes só é possível para fins de agregação de dados e indicar uma tendência.
Explicado isso, Cristina Graeml enfrenta dificuldades adicionais para reverter o cenário. A queda de 1 ponto percentual em sua posição demonstra que a campanha não tem conseguido mobilizar novos apoios. Segundo analistas, pautas polêmicas, como a cobrança pelo SUS, negacionismo e ligações com figuras controversas, têm prejudicado sua imagem. A rejeição desses temas entre eleitores pode estar contribuindo para ampliar a vantagem de Pimentel.
A campanha de Pimentel, focada em realizações anteriores e em propostas concretas para Curitiba, parece ter sido bem-sucedida em construir uma imagem sólida junto ao eleitorado.
Para a população curitibana, essas eleições representam uma escolha decisiva para o futuro da cidade. As propostas, o histórico e as alianças dos candidatos definirão os rumos das políticas públicas e a qualidade de vida na capital.
A IRG Pesquisa foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-00012/2024.