🚨💥✈Os Houthis do Iêmen dizem que abateram um caça F/A-18 da Marinha dos EUA durante um ataque no Mar Vermelho.
🔻O Comando Central dos EUA confirmou que o avião foi abatido no domingo sobre o Mar Vermelho, mas segundo os americanos, alegadamente como resultado de “fogo amigo”.
🔻Dois pilotos foram ejetados e sobreviveram. O avião, que decolou de um porta-aviões, realizava ataques no Iêmen e foi atingido pelo cruzador de mísseis guiados Gettysburg.
🔻“Não está totalmente claro como o Gettysburg poderia ter confundido o F/A-18 com uma aeronave inimiga”, observa o artigo da Associated Press.
🔻Por sua vez, os Houthis iemenitas disseram que um caça F/A-18F Super Hornet da Marinha dos EUA atingiu suas forças durante um ataque a um grupo de porta-aviões da Marinha dos EUA no Mar Vermelho.
🔻Yahya Saria(porta-voz oficial do movimento Houthis): Durante a operação, uma aeronave F/A-18 foi abatida quando caças tentavam repelir um ataque (a um porta-aviões da Marinha dos EUA). Repelimos o ataque das forças norte-americanas e britânicas ao Iémen, atacando o porta-aviões Harry Truman no Mar Vermelho. A operação envolveu oito mísseis de cruzeiro e 17 drones. A maioria dos aviões de guerra deixou o espaço aéreo iemenita e dirigiu-se para as águas neutras do Mar Vermelho, tentando repelir um ataque ao porta-aviões. O porta-aviões USS Harry Truman retirou-se da sua posição após ser atingido.