por Ivo Pugnaloni ----------
O presidente eleito dos Estados Unidos alertou a União Europeia que irá impor tarifas mais elevadas se os seus países não comprarem mais gás e petróleo americanos.
Os EUA são o maior produtor de petróleo bruto e o principal exportador de gás natural liquefeito. A UE e o Vietname já prometeram comprar mais destes produtos, mas para evitar sanções, não porque isso os beneficie.
O défice de bens e serviços de Washington com Bruxelas foi de 131,3 mil milhões de dólares em 2022, apesar de ter sancionado Moscovo.
O país norte-americano adquiriu um papel crítico como vendedor de petróleo ao bloco comunitário após proibi-lo de comprá-lo ao gigante asiático, superando outras potências petrolíferas regionais, como a Arábia Saudita e a África Ocidental.
----
Fonte: Bloomberg
------------------
Europeus pagavam 830 Euros por mil m3 de gás à Russia.
Agora, depois da guerra que os EUA provocaram com o Golpe de ESTADO na Ucrânia em 2014; seus chefes, o governo americano, os obriga a pagar 2.340 Euros por mil m3 de gás Inclusive extraído pelo metodo FRACKING , condenado até pelo Papa Francisco.
Aquele metodo altamente poluente que o MME , depois da eleição de Trump já está defendendo...
Em vista dessa manobra em que foram envolvidas nações como a Alemanha, Italia e França tem sua economia destruida, com fabricas fechando , indo produzir nos EUA.
Isso foi a promessa de Trump: *MAGA!* Make America Great Again!
Elementar, meu caro Watson.
Republicanos e Democratas trabalham perfeitamente entrosados.
A cada epoca um deles faz o papel de tira bonzinho...
Depois eles trocam.
Sempre com a ajuda de traidores locais.