Sociedade Militar ---- ppr Carvalho -----------
China avança na tecnologia hipersônica, deixando EUA e Rússia para trás. Armas que viajam a 5x a velocidade do som transformam a defesa global
-------------------
A corrida por armas hipersônicas está transformando o equilíbrio de poder global. A China desponta como líder absoluta, superando a Rússia e deixando os Estados Unidos em alerta, mesmo após um investimento de US$ 12 bilhões que ainda não rendeu sistemas operacionais. Com velocidades superiores a cinco vezes a do som, essa tecnologia desafia os limites da defesa moderna e coloca o mundo diante de uma nova era de inovação e ameaças estratégicas.
A velocidade extrema, combinada com manobras imprevisíveis, torna os sistemas de interceptação existentes quase obsoletos, dificultando a defesa contra ataques dessa natureza. Neste contexto, a China tem demonstrado avanços notáveis, superando inclusive a Rússia, que também investe pesadamente nessa tecnologia.
O analista sênior de inteligência de defesa dos EUA, Jeffery McCormick, em declaração ao Congresso, destacou que a China possui o “arsenal hipersônico líder mundial”. Ele atribuiu esse feito a duas décadas de esforços concentrados, nos quais Pequim investiu massivamente no desenvolvimento de tecnologias armadas convencionais e nucleares.