por deputado Goura ---------
Não é a primeira vez que alerto sobre os graves problemas da Viação Graciosa, única empresa que opera o transporte de passageiros entre Curitiba e as cidades do Litoral Paranaense.
No início de março, fiz um pronunciamento a respeito na tribuna da @assembleiaparana, mas são crescentes as denúncias de falhas mecânicas, como perda de rodas, freios e escapamento, incêndios, além de superlotação, atrasos constantes e falta de higiene em praticamente todas as linhas.
Em menos de um ano, a empresa foi autuada 10 vezes pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER). Entre agosto de 2024 e fevereiro de 2025, foram 25 registros de falhas mecânicas, mas essas são apenas as que foram mapeadas pelo meu mandato – podem ser muito mais!
Tive acesso a relatos estarrecedores de motoristas da empresa que reclamam da falta de estrutura, de condições mínimas de higiene e da pressão para fazer hora extra, sob risco de perder o emprego. Alguns destes depoimentos estão na matéria publicada no meu site (a identidade das pessoas foi preservada).
Protocolei ofícios ao @derpr.oficial, ao Ministério Público do Paraná (@mpparana) e ao Procon-PR para que tomem providências sobre estas denúncias. A resposta do DER, porém, apenas minimiza a gravidade das denúncias. Sigo aguardando o retorno dos demais órgãos competentes.
Estamos testemunhando uma situação de verdadeira calamidade, que ameaça inúmeras vidas diariamente. A população do nosso litoral não pode continuar sendo vítima de tamanha irresponsabilidade!