A FILOSOFIA DA BASE DO AVANÇO HUMANO

فلسفة أساس الارتقاء الانساني والنظام الروحي- المادي (المدرحي) الجديد O sistema de classes capitalista, que divide a sociedade em uma classe alta (a nobreza), uma classe média (as profissões liberais) e uma classe baixa (a classe trabalhadora), não é um sistema viável. Os problemas socioeconômicos que esse sistema produziu causaram, e continuam a causar, onde quer que esse sistema permaneça em vigor , problemas que estimulam as mentes a buscar um novo sistema que pode eliminar as tensões e perturbações e abrir caminho para uma interação que pode desenvolver e fortalecer a vida, tornando-a mais adequada à humanidade e aos seus interesses psicológicos e materiais. O movimento da doutrina Nacional-Social aborda esse dilema social material-espiritual. Por meio de seus princípios e ensinamentos, estabelece um novo sistema e uma nova sociedade. A máquina moderna, por sua natureza e funcionamento, não escraviza o homem e seus poderes, mas sim o liberta das restrições da produção limitada. No entanto, o sistema que o homem seguiu após o surgimento da máquina é o que o escravizou, em vez de aumentar sua liberdade, atividade e eficácia. O sistema de classes capitalista não teve outro resultado social além de estimular o sistema de guerra de classes. O sistema individualista livre criou uma classe capitalista opressora e esmagadora e duas classes oprimidas e esmagadas: uma classe psicologicamente esmagada, que é a classe média, e uma classe materialmente esmagada, que é a classe baixa. A tentativa comunista, baseada em ensinamentos puramente materialistas, não resolveu, com seu sistema de princípios, os problemas internos da sociedade, nem o problema do direito internacional. A guerra de classes entre o materialismo dos trabalhadores e o materialismo dos capitalistas, e o estabelecimento do governo proletário, não é um sistema válido para o progresso da humanidade em direção aos seus objetivos maiores... A doutrina da "espiritualidade" defendida pelo fascismo e pelo nacional-socialismo não resolveu o problema das classes das nações, embora tenha resolvido alguns problemas importantes da sociedade. Sua busca por um fator espiritual para traduzir a história humana não lhes permitiu consolidar seu sistema e estendê-lo por todo o mundo. Neste ponto, ao introduzir o assunto a ser abordado pelo movimento Nacionalista Social Sírio, deixo a cargo da minha carta enviada da Argentina em 10 de janeiro de 1947 a orientação acima mencionada: Na filosofia Nacionalista Social Sírio, que conclama todas as nações a alcançarem a renovação humana no espírito dos novos ensinamentos, devemos abandonar a doutrina de explicar o desenvolvimento humano unicamente pelo princípio espiritual e, por outro lado, a doutrina de explicá-lo unicamente pelo princípio material. Devemos abandonar a visão do mundo, necessariamente, como um mundo de guerra mortal entre forças espirituais e materiais, e aceitar conosco que a base do avanço humano é uma base espiritual-material, ou seja, (a interação espiritual-material unificada), e que a humanidade superior é aquela que compreende e confia nessa base e constrói sua glória futura sobre ela. Neste ponto, ao introduzir o tema a ser abordado pela corrente filosófica Nacionalista e Socialista Síria, deixo a cargo da minha carta enviada da Argentina em 10 de janeiro de 1947 a explicação da nova direção acima mencionada: Na filosofia Nacionalista-Social Síria, que conclama todas as nações a alcançarem a renovação humana no espírito dos novos ensinamentos, é necessário abandonar a doutrina de explicar o desenvolvimento humano unicamente pelo princípio espiritual e, por outro lado, a doutrina de explicá-lo unicamente pelo princípio material. Também é necessário abandonar a visão do mundo como um mundo de guerra mortal entre forças espirituais e materiais, e aceitar, conosco, que a base do avanço humano é uma base espiritual-material, ou seja, (a interação espiritual-material unificada), e que a humanidade superior é aquela que compreende e confia nessa base e constrói sua glória futura sobre ela. Aqueles que são teimosos e entusiastas da filosofia materialista não podem prescindir do espírito e de sua filosofia, assim como aqueles que são teimosos e entusiastas da filosofia espiritual não podem prescindir da matéria e de sua filosofia. O mundo, que agora percebeu, após a última guerra mundial, a extensão da grande destruição causada por filosofias parciais e particularistas — filosofias egoístas que buscam sobreviver em meio ao caos e à destruição — a filosofia do capitalismo sufocante e a filosofia do marxismo desenfreado, que finalmente se uniu à sua contraparte, o materialismo capitalista, com o objetivo de negar o espírito e buscar o controle absoluto sobre todas as nações do mundo e seus assuntos — este mundo precisa hoje de uma nova filosofia para salvá-lo da confusão e da ilusão dessas filosofias. Essa nova filosofia de que o mundo precisa é a filosofia da interação que une todas as forças humanas para o bem e o progresso de toda a humanidade – Esta é a filosofia Espiritual- Material apresentada pelo Movimento Renascentista Nacional- Social do Sociologo e filosofo Antoun Saadeh ---------- Citação do artigo "A Nova Ordem " Do livro: "Explicações em Filosofia Nacional -Social " Páginas (158, 159 e 160) ----------------
Tradução de Youssef Mousmar , Diretor cultural de associação cultural Sírio – Brasileira