Brasil de Fato -------------
Várias estrelas do cinema mundial, entre elas Pedro Almodóvar, Susan Sarandon e Richard Gere, denunciam o “silêncio” do mundo da cultura diante do genocídio em Gaza, em uma declaração na edição de amanhã (13) do jornal francês Libération, coincidindo com a abertura do Festival de Cannes.
“Nós, artistas e atores/atrizes do âmbito cultural, não podemos permanecer em silêncio enquanto se realiza um genocídio em Gaza”, afirmam os cerca de 380 signatários do texto, que presta homenagem a Fatima Hassouna, fotojornalista falecida em um bombardeio israelense em meados de abril e protagonista de um documentário programado em Cannes.
2 cineastas premiados com a Palma de Ouro, Justine Triet e Ruben Östlund, assim como numerosos atores e atrizes (como Javier Bardem e Ralph Fiennes) assinam o texto.
“De que serve nossa profissão, senão para aprender com a história, com filmes engajados, se não estamos presentes para proteger as vozes oprimidas?”, perguntam os signatários, que pedem ação “em nome de todas aquelas pessoas que morrem na indiferença”.
-----------------
Siga o #BrasildeFato nas redes 📲 https://bdf.onl/f/qt9S