O marechal Khalifa Haftar (foto acima) entregou nova base aérea à Rússia para fortalecer a sua posição na África.
🔻O marechal Haftar controla o leste e a maior parte da Líbia, e entregou o controle da base aérea de Maaten al-Sarra, localizada perto da fronteira com o Chade e o Sudão, às forças russas.
🔻🤝A medida visa reforçar a presença militar da Rússia na África e criar um centro logístico para operações na região do Sahel.
🔻A base, utilizada durante a Guerra Líbia-Chade na década de 1980, está sendo reconstruída pelas forças russas com o apoio de soldados fugitivos do regime de Bashar al Assad.
🔻O trabalho de modernização inclui a reconstrução de pistas e armazéns para apoiar o fornecimento a regiões como o Mali, o Burkina Faso e o Sudão, destacando a crescente influência da Rússia na África.
🔻A Rússia opera atualmente em quatro grandes bases aéreas na Líbia: Al-Khadim (no leste), Al-Jufra (no centro), Brak al-Shati (no sudoeste) e Al-Qardabiya (na região de Sirte).
Através da logística dessas bases os militares do Grupo Wagner, formado por combatentes russos, eliminaram vários focos de terroristas fundamentalistas islâmicos e mercenários estrangeiros apoiados por mineradoras francesas no Chade.
.