Ataque fake 🧩
O governo da Venezuela disse que o vídeo com ataque a um barco no sul do Caribe divulgado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi feito por Inteligência Artificial. Na noite de ontem (2), em publicação nas redes sociais, o vice-presidente de Comunicação, Freddy Ñáñez, contou ter colocado o vídeo em uma plataforma de IA e que a resposta foi que o conteúdo “muito provavelmente” foi produzido.
“O vídeo mostra um navio sendo atacado e depois explodindo de uma forma que parece uma animação simplificada, quase caricatural, em vez de uma representação realista de uma explosão”, diz o texto compartilhado por Ñáñez.
A declaração de Caracas vem em resposta ao vídeo compartilhado por Trump nas redes sociais. No conteúdo, uma lancha aparece navegando e, minutos depois, explode ao ser atacada por uma bomba estadunidense. A publicação, no entanto, não tem detalhes como localização, horário, identificação da embarcação e muito menos quem fez o disparo da bomba.
Em declaração à imprensa, o presidente dos EUA se limitou a dizer que as tropas estadunidenses que estão no sul do Caribe abateram um barco. Segundo Trump, a embarcação carregava drogas. No vídeo, também não é possível ver qualquer carregamento transportado pela lancha.
O ataque no sul do mar do Caribe foi confirmado pelo secretário de Estado estadunidense, Marco Rubio, que afirmou, sem apresentar provas, que o barco estava sendo operado por uma organização “narcoterrorista”, e que o barco havia saído da Venezuela. Nenhum dos 2 divulgou detalhes da operação.
---------------------
Saiba mais na matéria do correspondente do #BrasildeFato na Venezuela, Lorenzo Santiago 📲 https://bdf.onl/f/CC7P