O SISMUC expressa sua profunda indignação diante da ação violenta da polícia militar, ocorrida na noite desta terça-feira (09/09), na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O episódio aconteceu durante a tentativa de realização da palestra “Como o STF tem alterado a interpretação constitucional”, que contou com a presença dos vereadores de extrema-direita de Curitiba, Guilherme Kilter (Novo) e Rodrigo Marcial (Novo), além do advogado Jeffrey Chiquini, recém-nomeado defensor de Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro e apontado como idealizador da chamada Minuta do Golpe.
As manifestações contrárias à palestra foram recebidas com violência pela Polícia Militar, que utilizou a força de maneira desproporcional em um espaço que deveria ser preservado. Como consequência, uma estudante de 22 anos foi ferida e um estudante acabou preso. O episódio constitui um ataque à comunidade acadêmica e à liberdade de expressão, valores que precisam ser protegidos em qualquer democracia.
Leia o conteúdo completo no site do SISMUC: https://sismuc.org.br/2025/09/10/mocao-de-repudio-a-violencia-policial-na-ufpr-e-a-tentativa-de-ataque-a-democracia-brasileira/