O BRASIL É DESTAQUE NA MALÁSIA

 


Por Palas Atena -------

Hoje, na reunião com empresários brasileiros e malaios, organizada pela Apex Brasil, Lula, ao discursar, agradeceu ao presidente da Malásia, Anwar Ibrahim. Disse que teve a oportunidade de vivenciar dois momentos importantes: o ingresso do Timor-Leste na associação (há anos tentado) e a reunião com cheetos (Trump). 

O presidente brincou que foi preciso ele viajar 22h até a Malásia e cheetos também fazer o mesmo percurso para que ambos se encontrassem, no que era visto como uma reunião impossível até um tempo atrás. Aplausos dos presentes. 

Mais cedo postei aqui a foto oficial da cúpula da ASEAN. Esse tipo de foto com líderes estrangeiros é pensada muito tempos antes, segue protocolos rígidos da posição de cada líder e revela também certa hierarquia. 

Observem bem: Lula, um convidado, está no centro da foto, ladeado pelo presidente da Malásia, o presidente do Conselho Europeu. António Guterres, presidente da ONU, está igual a instituição, no escanteio. A posição de Lula não foi por acaso. Ele foi o centro mesmo desse encontro.