Cenas de Combate
O líder da RPD Coreia (Coreia do Norte), Kim Jong Un, afirmou que o país está avançando em um programa para equipar sua Marinha com armas nucleares, durante a cerimônia de entrada em serviço do contratorpedeiro Choe Hyon.
O navio, de cerca de 5.000 toneladas, é considerado um marco para a modernização naval norte-coreana e já havia sido apresentado por Pyongyang como uma plataforma equipada com “as armas mais poderosas”.
“O programa voltado para equipar a Marinha com armas nucleares segue seu curso sem se desviar do planejado”, declarou Kim Jong Un, segundo a mídia estatal norte-coreana.
O líder também afirmou que a Coreia do Norte pretende colocar em serviço outro contratorpedeiro, o Kang Kon, e lançar navios de guerra estratégicos ainda maiores, com deslocamento de até 10.000 toneladas.
Segundo Kim Jong Un, Pyongyang quer construir dois navios de superfície de classe superior a cada ano, ampliando a capacidade naval do país em meio à rivalidade militar com Coreia do Sul e Estados Unidos.
A declaração ocorre em um contexto de forte tensão regional, com a Coreia do Norte acusando Seul e Washington de levarem a península coreana “à beira da guerra nuclear”.
A nova fase naval norte-coreana representa uma expansão real da dissuasão nuclear para o mar.
Fotos da apresentação do contratorpedeiro norte-coreano no site Cenas de Combate.
