Prefeitura de Piraquara investe em segurança pública


A Prefeitura de Piraquara paga uma dívida histórica com os cidadãos através da conquista do Batalhão de Polícia de Guarda da Polícia Militar do Paraná, que será inaugurado no próximo dia 3 de julho. A implantação do BPGd - PMPR ainda tem um desdobramento que é a 1ª CiaPM, a Companhia da Polícia de Guarda, que vai auxiliar o Batalhão no policiamento dentro da cidade de Piraquara.
A segurança em Piraquara foi motivo de debate político durante os últimos 30 anos, e nunca se avançou para uma solução definitiva. A Prefeitura sempre teve a segurança pública como prioridade máxima, mas melhorar a segurança da cidade era tarefa difícil, face à arrecadação do município, uma das menores do estado do Paraná. Isto se dá por que quase 93% dos seu território é composto por áreas de manancial e protegido por lei ambiental. Esta proteção impediu o desenvolvimento industrial, econômico e dificultou ainda mais o investimento em segurança.
Além disto, Piraquara sempre foi uma região de segurança máxima por abrigar o Presídio Central do Estado - PCE. E foi pensando nesta segurança que a Prefeitura implantou diversos programas de Inclusão Social na cidade, como Adolescente Aprendiz, Mulheres da Paz, Cidadania Feminina - Trabalho e Renda, Programa Atitude, além dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.
Mas, de agora em diante a população passa a ter garantido o seu direito à segurança, por meio desta conquista histórica da Prefeitura Municipal, que muda a realidade atual e consolida a vinda da Polícia Militar do Paraná para Piraquara.
A vinda do contingente para Piraquara começou a ser discutida com as autoridades no início da gestão, mas a solução esbarrou em falta de vontade política, o que fez com que a vinda do Batalhão e da Cia, demorasse mais do que o esperado. O empenho e o engajamento da Prefeitura, e de toda a nossa sociedade, fez com que as condições de implantação fossem providenciados, e assim a parceria pôde ser concretizada. É uma conquista da Prefeitura Municipal e do povo de Piraquara para toda a nossa cidade. Uma conquista para ficar registrada na história de Piraquara.

O BPGd
O novo Batalhão da Polícia de Guarda da Polícia Militar – BPGd-PMPR, que funcionará ao lado da APAE, vai contar com 500 homens. Além do Batalhão, Piraquara também vai ganhar mais 200 homens, que vão integrar o contingente da Companhia, substituindo o atual Destacamento localizado na Vila Rosa, e que até agora nunca pôde contar com mais do que 20 homens e duas viaturas para mais de 95 mil habitantes.
O BPGd vai oferecer ainda o Curso de Formação de Soldados, para os aprovados em concursos. A primeira aula, chamada Aula Magna, aconteceu no último dia em 28 de maio de 2012, na Câmara Municipal dos Vereadores de Piraquara e contou com a presença do prefeito da cidade e de diversas autoridades municipais e da PMPR. Ao todo 59 soldados da Polícia Militar de 2ª Classe fazem parte do corpo discente.
No curso eles terão aulas práticas e teóricas para que estejam aptos a atender a população, na profissão de Policiais Militares, trabalhando com compromisso e humanidade, protegendo e garantindo a segurança da população.
Com a vinda do BPGd e da 1ª Cia., a segurança da cidade passa por uma reforma histórica, colocando Piraquara como o município com o maior número de policiais por cidadão, o que aumenta a segurança contra crimes de todas as naturezas, evita o tráfico de drogas, além de aumentar o policiamento no trânsito da cidade.
A PMPR hoje, em Piraquara, representa uma conquista da determinação da Prefeitura Municipal de Piraquara e da determinação do Estado, que vem para garantir que sejam respeitadas a liberdade e a segurança de todos.