Por que somos o que somos?




O que define a identidade de uma pessoa são as suas vivências particulares e todas as influências de sua família. Mas, o que significa tudo isso e qual a sua importância?
Significa que desde o momento em que os pais tomam a decisão de ter um filho (incluindo as adoções), automaticamente criam, primeiramente através das expectativas, as características de seus filhos. Exemplos disso começam no processo de escolha do nome (quem escolheu, se o nome é uma homenagem a alguém, significado do nome, nomes compostos, nome que era para ser, etc).
Não é à toa que, ao longo da vida, a pessoa vai demonstrando crenças, valores e rituais semelhantes aos de seus pais. Ela aprendeu pelo que cresceu ouvindo (ordens e regras) e por aquilo que não lhe foi dito (o que é evitado, o que é observado nos atos, o que passa pelos olhares, toques e palavras). A mesma coisa acontece com as relações entre pessoas que convivem no mesmo meio e que não são os pais. No início da vida, os primeiros contatos que alguém tem fora da sua casa são com os parentes (avós, tios, primos, etc) . Depois, são os amigos, colegas de trabalho, chefes, professores, namorados, família de namorados e todas as outras relações rotineiras que transmitem dados de limites, educação, confiança e outras informações de uma maneira bem diferente da adquirida pelos pais.
Assim, o indivíduo vai desenvolver sua auto imagem e pode escolher entre usar isso para definir o que quer mudar, onde tomar mais cuidado, o que precisa aprender, ou, ainda, usar as dificuldades para justificar suas falhas, defeitos, inabilidades e criar álibis para não mudar.
A importância de dar atenção especial à identidade de si mesmo é que possibilita descobrir sua maneira particular de funcionar ou da família como um todo e, através da terapia, pode se responsabilizar e enriquecer-se com as experiências passadas para aprimorar o futuro, eliminando coisas que o incomodam nesse seu “jeito de ser”.

Alessandra C. B. Dorigo - Psicoterapeuta com especialização em Terapia Relacional Sistêmica - CRP 08/13603 - Contato: (41) 9626 – 6689 - Rua Santa Catarina, 65 sala 513B - Água Verde – Curitiba - PR