Celebração de Corpus Christi mobiliza comunidade educativa




Há cerca de dois meses voluntários se organizam para confeccionar parte do tapete que vai enfeitar a Avenida Cândido de Abreu no próximo dia 30 de maio

CDs, tampinhas de garrafa pet e papel chumbo. Estes são os materiais recicláveis básicos utilizados este ano pela comunidade educativa do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba/PR, para ornamentar o tapete de Corpus Christi 2013.
Com a colaboração de alunos e funcionários voluntários, a Pastoral Escolar se organiza há cerca de dois meses para arrecadar e preparar o material, fazer os desenhos e confeccionar o tapete. São cerca de 200 alunos envolvidos no processo, que trabalharam no contra turno de aula, além de alguns funcionários, também voluntários. “É uma experiência fraterna acompanhar este grupo e fazê-los sentir que fazem parte desta celebração que começa bem antes do dia de Corpus Christi,” comenta a irmã Tatieli Veríssimo, responsável pela Pastoral Escolar. De acordo com ela, “este envolvimento também os ajuda a compreender melhor o sentido da festividade que é de expressar o verdadeiro amor ao Corpo de Cristo”.
No tapete confeccionado pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus foram utilizados os mesmos materiais das outras três Unidades Educacionais do SAGRADO – Rede de Educação, em Curitiba, que no dia irão somar 60 metros. Todos os tapetes serão levados prontos para a Avenida Candido de Abreu (em frente ao Shopping Muller), sendo que no local serão feitos apenas os retoques necessários.
A celebração de Corpus Christi organizada pela Arquidiocese de Curitiba vai acontecer na quinta-feira (30), a partir das 14h30, em frente à Catedral Basílica. Dom Moacyr José Vitti, arcebispo metropolitano, preside a Santa Missa, às 15h. Em seguida os fiéis seguem até o Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em procissão com o Santíssimo Sacramento sobre os 1.711 metros de tapetes confeccionados por famílias, representantes de paróquias, pastorais, movimentos, congregações e escolas. São esperadas cerca de 100 mil pessoas para participar do evento.