segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Feira de franquias supera R$ 50 milhões em negócios em Curitiba



Nos próximos dez dias franqueadores e futuros franqueados passam por trâmites burocráticos e análises econômicas para, só então, assinar o contrato

A 16ª FRANCHISING FAIR - Feira Nacional de Franquias, que aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de agosto em Curitiba mostrou o potencial econômico do setor. Durante o evento foram fechadas intenções de contrato cuja soma ultrapassa R$ 50 milhões, cifra superior à expectativa inicial que era de R$ 40 milhões. Nos três dias de realização a feira reuniu cerca de 4 mil pessoas, público menor do que o esperado pelos organizadores, mas o resultado efetivo foi maior, o que comprova o empreendedorismo e o poder aquisitivo da região sul. “A Região Sul tem população acima de 32 milhões de habitantes, é detentora do maior IDH do Brasil, um PIB superior a R$ 580 bilhões e uma renda per capita de 21 mil reais. Com estes números tornou-se uma região muito propícia para o empreendedorismo oferecido pelo setor de franquias”, explicou Ademar Pahl.


A Feira reuniu 80 expositores. Entre as opções de franquia encontradas, o setor de alimentação foi o mais numeroso, com dez opções, seguido por cursos profissionalizantes, com nove marcas, e loja de calçados, com cinco empresas franqueadoras. Uma das mais procuradas pelo público foi o Turma do Banho Pet Shop Móvel, empresa que oferece serviços de banho e tosa de animais de estimação. “É a primeira vez que participamos desta feira e estamos muito satisfeitos. Fechamos vinte intenções de contrato no evento e estaremos na próxima edição, com certeza”, declarou Gláucio Romanzin, diretor de marketing da franquia.

Murilo Hartman, Gerente de Expansão do Grupo Multi, empresa que faz a gestão de várias marcas de franquias, ficou impressionado com a qualidade do público. “Notamos que as pessoas estão mesmo interessadas em abrir um negócio. Procuram alternativas de investimento e querem realmente empreender”, ressaltou.

próxima etapa agora visa estreitar o relacionamento entre o franqueador e seus possíveis franqueados. “Ao longo dos próximos quinze dias correrão os trâmites burocráticos exigidos por lei. O franqueador precisa comprovar a idoneidade da marca, a saúde financeira da empresa e sua eficiência em prestar assistência para quem está entrando no negócio”, afirmou Ademar Pahl, promotor do evento. “É fundamental que o futuro franqueado busque informações sobre a franquia escolhida. A orientação é que converse com outros franqueados da marca que tenham menos de dois anos no negócio, para saber como é o relacionamento da franqueadora no dia a dia, e com os que tem mais de dois anos de contrato, para colher informações sobre a lucratividade e sobre a aceitação do produto ou serviço por seus consumidores”, orientou Pahl.

Como a feira é itinerante, a 17ª edição acontece nos dias 21, 22 e 23 de novembro no Mendes Convention Center, em Santos. Mais informações no site www.feiradefranquias.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário