Curitiba avança em mobilidade: asfalto novo em 762 km de ruas

Prefeitura de Curitiba requalifica novas calçadas, mais planas e acessíveis para tornar a movimentação de pedestres mais confortável e novo asfalto. Curitiba. 28/10/2022. Foto:Ricardo Marajó/SMCS ----- A Prefeitura de Curitiba impulsiona a mobilidade urbana da capital, melhora a qualidade de vida e fomenta a economia com a abertura de novos postos de trabalhos criados de forma direta e indireta nas obras públicas. São intervenções realizadas nos bairros das dez administrações regionais a partir da coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Em 2022, os destaques foram o atingimento da marca de 762.546 km de asfalto novo nas vias, acessibilidade nas calçadas, conclusão do lote 3.2 da Linha Verde (trincheira Fúlvio Alice) e a retomada das obras do lote 4.1 (trevo do Atuba), além do avanço na intervenção para a expansão do itinerário do ligeirão Norte- Sul, na República Argentina. Outros importantes feitos no ano foram as assinaturas das ordens de serviços para as obras do Binário Olga Balter e do Complexo do Tarumã. O programa de recuperação da malha viária de Curitiba, lançado em 2017, superou os 762.546 km de asfalto novo. São 1.552 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.335 ruas, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. Somente em 2022 foram concluídas 208 ações, assegurando 88.915 metros de asfalto novo na cidade. As ações priorizaram ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba. O maior volume de obras (87%) acontece em bairros afastados do Centro. São exemplos de requalificações em 2022 o trabalho na Avenida Anita Garibaldi (Barreirinha), na Alcino Guanabara (Hauer), na João Bettega (CIC) e na Napoleão Manosso (Santa Felicidade). Nas vias onde ainda não há infraestrutura, as ações são do programa Asfalto no Saibro, que acaba com a poeira e a lama e também implanta todo sistema de drenagem (galeria de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio). Já são seis etapas de obras iniciadas, com 377 ruas contempladas e 97,3 km de extensão. Somente neste ano são 27,83 km e 88 vias contempladas. Entre as vias alcançadas está a Rua Ivaí, que recebeu as melhorias entre a Rua Iporã e o Córrego Alto Boqueirão, onde mora a aposentada Sônia Mara de Castro. “É um presente, um benefício para mim, que dependo de pavimento adequado para me locomover, e também para todos os moradores que ganham qualidade de vida, sem poeira, sem riscos de cair ou torcer o pé nos buracos”, festeja Sônia. “O avanço do programa reflete o nosso objetivo de fazer com que todas as ruas de pavimento primário se transformem em ruas asfaltadas, sem pó e lama”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas Em março, foi entregue a trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri, construída sob a Linha Verde. A estrutura viária formou o binário com a Rua Gustavo Rattman/José Zgoda, ampliando a ligação entre os bairros, dando maior fluidez ao tráfego e segurança para pedestres, ciclistas e condutores. A trincheira e as obras complementares compreendem o Lote 3.2 da Linha Verde Norte. Com a entrega - o segundo trecho do grande corredor viário que une a cidade de um extremo ao outro, finalizado e entregue pelo prefeito Rafael Greca, 85% do eixo da Linha Verde está concluído e operacional ao transporte coletivo. Em setembro foram retomadas as obras do Lote 4.1 da Linha Verde, entre a Estação Solar e Estação Atuba, nos limites entre Curitiba e Colombo. Outras conquistas da população em 2022 foram as obras que deram novo traçado à região da Cruz do Pilarzinho e na Rua Eduardo Sprada, na CIC. A primeira melhorou o trânsito e promoveu integração do transporte público na região, com serviços feitos nas ruas Hugo Simas, Raposo Tavares e Amauri Lange Silvério. A segunda desatou um dos nós de trânsito mais problemáticos da capital, corrigiu o traçado da Rua Eduardo Sprada, eliminando a obrigatoriedade de os motoristas terem que fazer duas curvas fechadas, no encontro com a Avenida Juscelino Kubitschek e antes de passar sob a BR-376, para seguirem pela via. Estão em andamento as obras na Avenida República Argentina que vão permitir completar o itinerário do Ligeirão Norte-Sul a partir da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal do Pinheirinho, no eixo de 7 km. Foram concluídas neste ano estão em operação as estações Carlos Dietzsch e Vital Brasil e seguem em obras as intervenções nas estações Itajubá, Pedro Gusso e Santa Regina. Também já estão em operação as estações-tubo Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador e estão em fase de licitação as obras das estações Petit Carneiro e Sebastião Paraná, que vão completar a obra. A cidade conta com novas calçadas mais planas, seguras, humanizadas e acessíveis. A partir do projeto Caminhar Melhor foram finalizadas as obras de requalificação dos passeios nas ruas João Parolin (Prado Velho), Major Heitor Guimarães (Campina do Siqueira), Kellers (São Francisco), Doutor Goulin (Juvevê), Francisco Alves Guimarães (Cristo Rei) e Bley Zornig (Boqueirão). Estão em fase de licitação obras de acessibilidade nas calçadas da Alameda Prudente de Moraes, no Centro, e da Rua Desembargador Cid Campelo, na CIC. Com o Caminhar Melhor a Prefeitura de Curitiba reafirma a prioridade dada ao pedestre. Para 2023, novas ruas serão contempladas com o Caminhar Melhor. Foram emitidas as ordens de serviço para as obras de requalificação de calçadas nas ruas Pedro Gusso (na confluência com as ruas Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz); Antônio Grade (na confluência com as ruas João Tschannerl, Major Virgolino Esmanhoto e João Carlos Pedrosa); Izidoro Chanoski - Rua José Casagrande +250m e Arthur Leinig (na confluência com as ruas Carlos Razera, André Zanetti, Jeremias Lissa e Miguel Tschannerl).