Valor, O Globo, UOL e outros enganam leitor em matérias sobre suposta queda nas vendas de Natal

Compras de Natal. Créditos: Rovena Rosa/Agência Brasil ----- Por Ivan Longo - Revista Forum -------- Veículos de imprensa da mídia corporativa, entre eles Valor, O Globo e UOL, vêm divulgando reportagens sobre suposta queda nas vendas de Natal este ano que omitem uma informação importantíssima em suas manchetes, induzindo os leitores ao erro e passando a impressão de que a economia brasileira estaria em crise. "Natal tem pior venda em três anos", diz, por exemplo, chamada de matéria do site Valor publicada nesta terça-feira (26). Outros jornais seguiram a mesma linha em seus títulos. Todas as reportagens em questão usam como base um levantamento feito pela Serasa Experian, marca de análises e informações sobre crédito, que aponta suposta queda de 1,4% nas vendas de Natal em 2023. O estudo leva em consideração as vendas no período de 18 a 24 de dezembro apenas em varejo físico - isto é, não são incluídas as vendas em lojas online. Além disso, a metodologia da pesquisa consiste em consultas realizadas pelos lojistas no banco de dados da Serasa Experian, no momento da venda ao consumidor. Um fator importantíssimo para medir a quantidade de vendas no período natalino, entretanto, foi desconsiderado no levantamento: os pagamentos feitos via Pix ou cartões de débito e crédito não foram contabilizados. Tal informação não consta nas manchetes de nenhuma das matérias de veículos da mídia corporativa sobre o assunto. Vale destacar que o volume de vendas no período analisado pode ser muito maior, visto não há dados consolidados sobre compras feitas online e levando em consideração que, atualmente, o Pix é a modalidade de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. A "pegadinha" ou omissão dessas reportagens repercutiu negativamente nas redes sociais. O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP), por exemplo, foi um dos que protestou contra a abordagem de parte da imprensa.