O presidente das Forças de Mobilização Popular Iraquiana afirmou que a Síria representa uma área de segurança vital para o Iraque, que não pode ser separada do seu território, e garantiu que aqueles que afirmam o contrário estão errados.
Conforme relatado pela Agência de Notícias Iraquiana, as declarações de al-Fayyad ocorreram durante o seu discurso no fórum de segurança dos líderes tribais em Nínive.
“O Iraque não pode fechar os olhos quando grupos terroristas na Síria, apoiados por agendas estrangeiras e intervenções ocidentais, assumem o controlo e promovem grupos como o Daesh”, sublinhou.
Além disso, sublinhou que o Iraque procura a segurança do povo sírio contra ataques terroristas.
Al-Fayyad também observou que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tentou expandir o conflito na região para aliviar a pressão sobre “Israel” na sequência da sua contínua agressão contra Gaza e o Líbano.
Sobre o ataque de 7 de outubro de 2023, o líder iraquiano sublinhou que este episódio acabou com todas as esperanças de normalização das relações com “Israel”.
Ele ressaltou que a verdadeira luta está sendo travada entre as nações árabes e seus inimigos, aqueles que ocupam terras e buscam mudar a consciência do povo.