Ato pela prisão de Bolsonaro e contra a anistia a golpistas em São Paulo.
Créditos: Roberto Parizotti
--------------
Atos convocados por movimentos populares foram registrados em dezenas de cidades pelo país
---------------
por Ivan Longo --- Revista Forum ------
Diversas cidades brasileiras tiveram, nesta terça-feira (10), manifestações convocadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo com o mote "Sem anistia para os golpistas", pedindo a responsabilização daqueles que atentaram contra a democracia.
Os atos também contemplaram outros pontos como a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e o fim da escala 6X1; valorização do salário mínimo e das aposentadorias; taxação dos ricos; garantia de investimentos na saúde e na educação, sem redução de gastos; retirada do PL do Estupro da pauta; fim do genocídio da juventude negra e redução da taxa de juros.
Com faixas, cartazes e palavras de ordem, os manifestantes pediram a prisão de Jair Bolsonaro e de todos os envolvidos com a tentativa de golpe de Estado no país.
Ainda tramita na Câmara dos Deputados uma proposta de autoria do deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), protocolada em novembro de 2023, que estabelece anistia às pessoas que invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), inconformadas com a vitória e posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Embora fatos como o relatório da Polícia Federal indiciando 37 pessoas pela elaboração de uma trama golpista e encaminhado para a Procuradoria-Geral da República tenham tirado força do projeto, os movimentos querem manter a mobilização para barrar a iniciativa de forma definitiva.