- - - -
Um dos mais destacados filósofos da Líbia, o professor doutor Rajab Budabus, foi um estudioso e autor de vários livros sobre sociologia, política e movimentos sociais, sendo referência nos estudos sobre a Terceira Teoria Universal - O Livro Verde, do líder internacionalista martirizado Muamar Kadafi.
O professor Budabus faleceu por complicações após sofrer vários anos de torturas em prisões líbias após a invasão do país por tropas estrangeiras (EUA/Otan) no ano de 2011, quando foi destruida a infraestrutura do país. As potências ocidentais que participaram da invasão do país - 40 países subservientes à criminosa política norte-americana - fragmentaram a Líbia em grupos milicianos e mercenários estrangeiros coordenados desde o governo fantoche instalado em Trípoli.
Filósofos, jornalistas, escritores e profissionais renomados como o doutor e professor Rajab Bubadus martirizados pelos traidores do povo líbio fazem parte dos mártires da nação que foi uma das mais prósperas e desenvolvidas da África e do mundo árabe.
Revolucionários do mundo inteiro prestam homenagem à memória do professor Bubabus. Desde a Venezuela Bolivariana o jornalista Yodman Colina escreveu: "Honra e Glória para os nossos mártires. Para eles nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de combates". No Paraná, O Movimento Democracia Direta emitiu uma nota afirmando que "o doutor Jafar Bubadus foi amigo e conselheiro do líder martirizado Muamar Kadafi, e como ele escreveu seu nome com letras de ouro no livro da História da Humanidade para toda a eternidade. Honra e Glória!"