A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba está se comportando da forma esperada, de maneira elitista, racista e preconceituosa. ---------
A conclusão se deve aos desdobramentos da campanha interna - movida por setores extremistas - pela cassação do mandato do vereador Renato Freitas (PT) após participar de manifestação na Igreja do Rosário, no Largo da Ordem. A igreja conhecida como Igreja dos Pretos parece estar dominada por brancos racistas, uma vez que uma simples manifestação contra o racismo se transformou em batalha pela cassação de um vereador que representa os setores mais pobres e excluídos da nossa sociedade.
A manifestação do vereador na Igreja dos Pretos recebeu apoio de importantes personalidades da igreja católica, mas não sensibilizou os católicos nativos, ao menos aqueles que passaram a condenar o vereador. Perseguir pessoas não é nunca foi atitude cristã.
Nas redes sociais estão repercutindo manifestações pró e contra o vereador.
Uma Câmara Municipal que não se ocupou no passado recente de punir vereadores envolvidos em corrupção está muito determinada a promover um linchamento político de um negro.
A internauta Rosemari Freitas escreveu e publicou no facebook: "Isto ė claramente uma atitude racista por parte dos vereadores que não suportam a presença do Renato Freitas na Câmara, legítimo representante dos movimentos sociais e do povo negro!"