Fotos: Eduardo Matysiak
----- Viomundo ------
PT-PR -----
No dia 24 de março, o senador Álvaro Dias, mediante sua assessoria de comunicação, divulgou resultados de uma “pesquisa” eleitoral em um grupo de mais de 100 jornalistas do Paraná.
Da maneira como foi divulgada (veja PS do Viomundo), não há como ter certeza se a pesquisa existe ou se é inverídica, o que pode levar inclusive à desinformação do eleitor.
O advogado do PT Paraná, Luiz Eduardo Peccinin, explica que “a conduta do senador viola o art. 33 da lei eleitoral, que determina que todas as pesquisas divulgadas devem ser previamente registradas, de modo que sejam fiscalizadas pela sociedade”.
Em razão disso, entendeu o Partido dos Trabalhadores por acionar o TRE/PR, a fim de suspender a divulgação ilegal do levantamento, além de aplicar a multa prevista na legislação ao senador, no importe mínimo de R$ 53 mil.
PS do Viomundo: O senador Álvaro Dias, presidente do Podemos no Paraná, é candidato à reeleição em outubro.
Na semana passada, sua assessoria divulgou em um grupo de WhatsApp com 141 participantes — jornalistas, intelectuais, artistas e políticos — uma pesquisa considerada fake para o Senado no Paraná.
Nela, Álvaro Dias lidera disparado as intenções de votos no estado. Ele é padrinho do ex-juiz Sergio Moro no Podemos.