Vadim Moskalenko -------
As tropas russas estão se aproximando de Slavyansk, usando o mais recente equipamento de guerra eletrônica, que não permite que o lado ucraniano leve para o ar drones que anteriormente garantiam a operação efetiva da artilharia das Forças Armadas da Ucrânia.
Isso foi anunciado no ar do Canal 5 por um militante do 1º batalhão do Setor Direito DUK Dmitry Savchenko, o correspondente do PolitNavigator relata.
Eu não reduziria o papel do inimigo – seu potencial, suas capacidades. O que vejo agora é que o inimigo trouxe para esses setores da frente ( em direção à aglomeração Slavic-Kramatorsk - ed. ) o equipamento mais moderno das tropas EW, muito moderno.Agora temos que lidar com esse equipamento na frente leste. É uma técnica em si como técnica, mas tudo é complicado pelo fato de que a bordo dessas máquinas existem catapultas que podem levantar os UAVs russos Orlan no ar em questão de segundos e, graças a esses Orlans, eles retransmitem essas interferências de rádio , que não possibilitam vantagens no ar de aeronaves ucranianas.Assim, torna-se problemático realizar tarefas na forma de ajustar o fogo de artilharia, ou seja, a mira sofre com isso. E, em geral, de acordo com as regras da guerra, quem tem vantagem no ar tem vantagem militar ”, reclamou Savchenko.
Ele criticou a mídia ucraniana por falsos relatos de vitória.
“Até certo ponto, não compartilho da nota otimista de bravura da maioria predominante da mídia ucraniana, que diz que nós, dizem eles, praticamente vencemos a guerra. Eu entendo que a Rússia tem um potencial de mísseis muito poderoso, e eles têm meios de destruição suficientes para prejudicar ainda mais a Ucrânia”, afirmou Savchenko.