DIA MUNDIAL DO, VOCÊ SABE QUEM... ----- O chanceler alemão Adolf Hitler ordenou aos melhores engenheiros daquele tempo que inventassem um veículo chamado "carro do povo", que tivesse mecânica fácil, fosse robusto, resistente, barato. O vencedor do desafio foi Ferdinand Porsche, e desde então o mundo mudou.
Apelidado de Käfer pelos alemães, de Escarabée pelos suíços, de Kugel Porsche pelos austríacos, de Brouk pelos checos, de Garbus pelos poloneses, de Vabole pelos Letões, de Põrnikas pelos estonianos, de Kupla pelos finlandeses, de Bubblan pelos suecos, de Bobla pelos noruegueses, de Bjalla pelos islandeses, de Beetle pelos ingleses, de Bobble pelos dinamarqueses, de Kever pelos holandeses, de Keverke pelos belgas, de Escaravello pelos galegos, de Carocha pelos portugueses, de Escarabajo pelos espanhóis e chilenos, de Coccinelle pelos franceses, de Maggiolino pelos italianos, de Buba pelos croatas e macedônios, de Bogár pelos húngaros, de Broasca pelos Romenos, de Kostenurka pelos búlgaros, de Chrobak pelos eslováquios, de Buba pelos iugoslavos, de Skaraveos pelos gregos, de Vosvos pelos turcos, de Hiposhit pelos israelitas, de Fólex pelos iranianos, de Duiwel pelos sul-africanos, de Kereta Kura-Kura pelos malaios, de Kodok pelos indonésios, de Dak Dak Catalunha pelos australianos, de Kabuto-mushi pelos japoneses, de Bug pelos americanos, de Vocho pelos mexicanos, de Huevito pelos cubanos, de Cepillo pelos dominicanos, de Bolillo pelos porto-riquenhos, de Cuca pelos guatemaltecos, de Cucarachita pelos hondurenhos e de Fusca, Fuca, Fuque ou Fusque, por nós, brasileiros, o Volkswagem Sedan, desenhado por Ferdinand Porsche, é desde sempre amado por muita gente no mundo desde 1951, quando começou a ser produzido em grande escala. Quem já teve um na vida, sabe do que tô falando. Parabéns a todos os amantes! -----
PS: A ilustração é meramente ilustrativa, não se trata de veículos da industria nacional.