Encontro de Pumas em Antonina

A cidade de Antonina já virou ponto tradicional de encontros de carros antigos, dentre eles o Puma. --- Recentemente tivemos mais um encontro de carros antigos naquela cidade, o 19° Encontro Paranaense de Veículos Antigos e Especiais de Antonina, reunindo colecionadores de diversas marcas de veículos antigos. E como sempre acontece nesses encontros, teve feira de alimentação, apresentação de música ao vivo, tendas com peças de carros antigos e produtos para colecionadores. O Puma Club do Brasil teve mais uma participação de destaque no evento. --- A história do Puma --- A origem da marca está nas pistas de corrida. O projetista Rino Malzoni foi quem desenvolveu, em 1964, o protótipo do veículo que se consagrou vitorioso em 5 corridas do ano, sendo a primeira em Interlagos, no GP das Américas. Rino Malzoni reconheceu que o carro tinha possibilidades comerciais. A fim de produzir mais carros e trazê-los para o mercado, Rino se juntou com outros três entusiastas de automóveis (Luís Roberto da Costa, Milton Masteguin, e Mario César Camargo Filho) e fundou a empresa “Sociedade de Automóveis Luminari.”. Na época, cerca de 35 carros estavam sendo vendidos a cada ano. Em 1967, a empresa passou a se chamar “Puma Veículos e Motores.” Pouco tempo depois, foi transformada em uma sociedade de capital aberto com o nome “Puma Indústria de Veículos SA”. O carro fez tanto sucesso que passou a ser fabricado e vendido em vários países. Hoje em dia existe clubes de Puma em países da Europa, Canadá, Estados Unidos e vários países asiáticos.
A crise econômica da década de 1980 foi devastador para a especialidade indústria automobilística brasileira. Vendas de que no final da década de 1970 eram cerca de 150 por mês começou um declínio constante. Em 1985, a marca Puma foi vendido para “Araucária SA”, uma pequena empresa no estado do Paraná, que fez alguns carros. Dois anos depois, Araucária vendeu os direitos de produção para uma empresa chamada “Alfa Metais.” Alfa Metais tentou manter a marca Puma, criando dois novos modelos de ar refrigerado, AM-1 (cupê) e AM-2 (roadster), tanto para a exportação. A empresa também fez algumas Puma AM-3, com uma água traseiro refrigerado VW reta de quatro motores, só para o Brasil. O modelo final parece ter sido o AM-4, também refrigerado a água. Mas os anos 1990 foram chegando, e o mercado brasileiro foi aberto aos carros esportivos importados. Isso efetivamente selou o destino de Puma. Produção de carros Puma cessou completamente por volta de 1992. (Informações do site www.pumaclubdobrasil.com.br)
Atualmente vários colecionadores mantem carros pumas que são apresentados em encontros de carros antigos, mas alguns circulam pelas estradas e rodovias. Em sites especializados esses veículos são comercializados, podendo custar, dependendo da conservação, valores que ultrapassam 100 mil reais. -------------------------------------- Encontro de pumeiros antigos: Ciro Marques, José Gil, Ademir Bordignon e Tonico Karas.
Ciro Marques ao lado do atual presidente do Puma Club de Brasil, Edu Machado.