Na Síria existe hoje um grande Renascimento Renovador que traz de volta à nação a sua vitalidade para voltar à produção e a inovação como produzia e doava no passado.
A Síria está trazendo hoje, para todo o mundo, através de seu movimento de Renascimento Nacionalista - Social, uma nova mensagem. Pois é um violento e enorme conflito que está tomando conta de todo o mundo, quase dividindo- o em duas partes conflitantes e cada uma delas tem profundos interesses neste conflito e cada lado desses interesses tem suas teorias e princípios e se esconde por trás deles e declara que está lutando para defender tais teorias e princípios.
Estamos agora testemunhando uma luta violenta em uma enorme guerra mundial sem precedentes, entre a teoria do Comunismo e do Socialismo baseada no alicerce Marxista que explica a vida e quer Estabelecer uma nova ordem no mundo inteiro através dos princípios materiais e a teoria dos Fascistas e Nacionalistas Socialistas baseadas na doutrina que explica a vida e quer estabelecer uma nova ordem no mundo por princípios espirituais.
A Síria não pode ficar indiferente e impassível em face deste enorme conflito.
O Movimento Nacionalista - Social Sírio proclama que não é apenas o princípio material que interpreta a história e a vida com uma explicação válida; e também que não só pelo princípio espiritual tal acontecerá. Por isso, nós dizemos que a história e a vida são interpretadas de maneira correta só por um princípio abrangente unificador - por uma nova filosofia que diz que a matéria e o espirito são ambos necessários para o mundo.
Eu digo que a nova ordem do mundo não pode se basear na guerra permanente entre o espírito e a matéria - entre o princípio espiritual e o princípio material - entre a negação do espírito da matéria e a negação da matéria do espirito , Mas, pode ser estabelecida com base na interação material-espiritual, uma interação homogênea da necessidade de matéria para o espirito e a necessidade de espirito para a matéria , isto é - numa base material-espiritual que combina os dois aspectos da vida humana.
Com este princípio, com esta filosofia - a filosofia do nacionalismo social - o Movimento de Renascimento Nacionalista Social sírio apresenta-se para o mundo, confiante de que nela se encontra a solução verdadeira para os problemas complexos de sua nova vida e a única base para estabelecer um novo sistema que seja seguro a todos os grupos humanos e possibilite a estabilidade pacífica e a elevação desta nova vida.
De discurso de Antoun Saadeh no Encontro Nacional- Social no Clube "Honra e Pátria" em Buenos Aires em dezembro de 1939 Jornal AL-ZAUBAA No. 88 ----------
Antoun Saadeh
ترجمة الرفيق يوسف المسمار
Tradução de Youssef Mousmar