João Belchior Marques Goulart, filho de Vicente Rodrigues Goulart e Vicentina Marques Goulart, nasceu no dia 1º de março de 1919 na Estância Yguariaçá, no distrito (hoje município) de Itacurubi, em São Borja.
Foi casado com Maria Thereza Goulart, a primeira-dama mais bonita do país, com quem teve dois filhos, João Vicente e Denise, hoje com 41 e 39 anos, respectivamente.
O início da carreira política foi como deputado estadual em 1947, quando se elegeu com pouco mais de quatro mil votos para a Assembléia gaúcha.
Enfrentou com coragem várias tentativas de golpes militares patrocinados por multinacionais e pelo governo dos EUA.
, com apoio de militares traidores da Pátria.
Antes de assumir a presidência da República, foi por duas vezes vice-presidente, de Juscelino Kubitschek (1956-1961) e de Jânio Quadros (31 de janeiro a 25 de agosto de 1961).
Através das "Reformas de Base" de seu governo, que apoiava os trabalhadores e as populações mais pobres, criou admiradores e inimigos poderosos. Foi deposto da presidência em 1964 através de um golpe militar, tendo se exilado no Uruguai e na Argentina.
Sofreu atentados e escapou dos militares golpistas várias vezes. Ao exilar-se no Uruguai, em uma de suas fazendas, criou o sistema de cooperativas agrícolas naquele país.
Morreu 12 anos depois, quando se preparava para voltar do exílio injusto a quem foi submetido e ser apenas o estancieiro Jango.
Dedicou sua existência à construção de um Brasil melhor para todos, e pagou o preço com a própria vida.