O Cafezinho ---- por Miguel do Rosário ----
O IPEC perguntou ainda o que os entrevistados achavam dos anúncios feitos, até o momento, pelo presidente e sua equipe de transição: para 58%, os anúncios indicavam que Lula estava "no caminho certo", enquanto 33% consideravam o oposto, que ele estaria "no caminho errado". ------ Dois institutos de pesquisa divulgaram, há poucos dias, a primeira avaliação do presidente Jair Bolsonaro feita após a sua derrota nas eleições presidenciais.
As pesquisas também apuraram as expectativas com o próximo governo Lula.
A mais recente, o IPEC, realizou duas mil entrevistas presenciais, entre os dias 1 e 5 de dezembro. Segundo a IPEC, houve ligeira melhora na aprovação de Bolsonaro no início de dezembro, mas ele ainda é rejeitado por 50% dos brasileiros. O percentual de aprovação do presidente está em 46%.
Quando vamos para as notas, Bolsonaro tem 39% de bom e ótimo, 36% de ruim e péssimo, e 23% de regular.
O IPEC também perguntou o que os entrevistados esperam do próximo governo do presidente eleito Lula.
Para 50% dos entrevistados, o governo Lula deverá ser ótimo ou bom, enquanto apenas 25% esperam uma administração ruim ou péssima.
Para 45% dos entrevistados, Lula fará um governo melhor do que os seus governos anteriores, 22% acham que será igual, e 26% que será pior.
O IPEC perguntou ainda o que os entrevistados achavam dos anúncios feitos, até o momento, pelo presidente e sua equipe de transição: para 58%, os anúncios indicavam que Lula estava "no caminho certo", enquanto 33% consideravam o oposto, que ele estaria "no caminho errado".
Já a Quaest, que fez 2005 entrevistas entre os dias 3 a 6 de dezembro, descobriu o seguinte: Bolsonaro recebeu nota positiva por 36% dos entrevistados, tendo oscilado um ponto para baixo em relação a outubro; 38% deram nota negativa ao presidente, alta de 3 pontos sobre o mês anterior.
A Quaest apurou ainda que 43% dos brasileiros esperam melhora da imagem do Brasil no exterior, contra 29% que acham o contrário, que ela deve piorar.
Outro dado positivo para Lula é que 93% dos entrevistados pela Quaest afirmaram torcer para que ele faça um bom governo.
Após os gráficos, confira os links dos relatórios das pesquisas.