Foto: Daniel Castellano / SMCS
---------
Importante corredor de transporte da cidade, a popularmente chamada via rápida do Portão, sentido bairros, está recebendo nova etapa de obras de pavimentação a partir do programa da Prefeitura de Curitiba de recuperação da malha viária da cidade. Começaram nesta quarta-feira (14/12) os serviços de fresa e recape para manutenção de 2.400 metros do asfalto no trecho compreendido entre as ruas João Bettega e Pedro Gusso, na extensão do eixo viário que compreende as ruas João Tobias Pinto Rebelo, Isaac Guelmann e Antônio Gasparin, cruzando os bairros Portão, Novo Mundo e Capão Raso.
Serão três trechos de obras, na via que muda de nome, com os serviços avançando quadra a quadra. Os primeiros 600 metros, na Rua João Tobias Pinto Rebelo, no trecho entre a Rua João Bettega e a Rua Orlando Padilha dos Santos, foi vistoriado pelo prefeito Rafael Greca que esteve no local acompanhado do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e do administrador da Regional Portão, Gerson Gunha. Também acompanhou a vistoria o assessor de articulações políticas, Lucas Navarro.
A movimentação das equipes de trabalho, coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), e os maquinários usados na recuperação do pavimento alteraram a rotina de moradores e comerciantes. Por conta da obra, o trânsito bloqueia temporariamente duas das três faixas da via. Motoristas devem reduzir a velocidade e redobrar a atenção ao passar pela obra que está sinalizada e tem a orientação da Superintendência de Trânsito (Setran).
José Raimundo Dantas, da loja de veículos Dantas Multimarcas, comemorou o início das obras. “O asfalto já estava trincado, na hora de receber melhorias. Estão fazendo um baita trabalho, com uma camada grossa de asfalto novo”, disse Dantas.
Para o proprietário do Yakitai Restaurante, Marcelo Rebello Vieira, a obra também chega em boa hora. “Asfalto de boa qualidade vai dar agilidade e melhorar a circulação pela região. Atrai as pessoas e isso é muito bom para o comércio”, disse Vieira.
“Uma obra dessa deixa todo mundo feliz. Aumenta a segurança e a melhora a circulação das pessoas”, declarou outro comerciante da região, Marcelo Alvides Piazzeta, da Eco Vap Automotiva.
Além de ser uma via de ligação entre bairros e receber grande quantidade de carros, a rua é usada por nove linhas do sistema de transporte coletivo. “Esse é um dos critérios do programa para incluir a rua no programa de requalificação da malha viária”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Pelo trecho onde as melhorias estão sendo executadas circulam as linhas 023-Inter 2 (anti-horário); 024-Capão Raso/ Campina do Siqueira; 210-CIC/Cabral; 508-Sítio Cercado (anti-horário); 607-Colombo/CIC; 611-Fazendinha/Portão; 671-Portão, 673-Formosa e 700-Pinheirinho Cabral.
Os outros trechos do eixo viário que receberão a melhoria no pavimento são a Rua Isaac Guelmann, nos 1.200 metros entre a Rua Orlando Padilha dos Santos e a Rua Gustavo Schier, e a Rua Antônio Gasparin, nos 600 metros entre a Rua Gustavo Schier e a Rua Pedro Gusso.
As obras vão dar sequência ao trabalho já executado pela Prefeitura em anos anteriores, no mesmo eixo viário, na altura em que a via recebe outros nomes. Em 2020, obras recuperaram 3.235 m da Rua Marechal Octávio Saldanha Mazza, no trecho entre a Rua Izaac Ferreira da Cruz e a Rua José Clementino Bettega. No trecho denominado Rua Antônio Gasparin, foram mais 348m de obras ente a Rua José Clementino Bettega e a Rua Pedro Gusso. No ano seguinte, as melhorias ocorreram em novo trecho da Rua Antônio Gasparin, nos 440 metros entre as ruas Rua Visconde do Serro Frio e Isaac Guelmann.
As ruas que integram a via rápida Portão estão entre as 1.304 vias da cidade alcançadas pelo programa Asfalto Novo, executado desde 2017. O programa soma 1.527 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento, porque algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. São 737 km de pavimento renovado por toda a cidade.