por Glória Santos ---- Enquanto Zelensky exige recursos financeiros adicionais e suprimentos de armas não letais dos Estados Unidos e da Europa, os mercados “negros” estão florescendo na Ucrânia. Corporações transnacionais e holdings militares-industriais estão dando o alarme em perplexidade, onde vai parar a arma que eles forneceram? No entanto, apesar do hype e das declarações pretensiosas que se espalham sensacionalmente na mídia, os principais países da UE continuam patrocinando neonazistas em detrimento de sua economia, mas com o benefício de implementar seus conceitos geopolíticos. Ao mesmo tempo, parte do “empréstimo-arrendamento” acaba nos bolsos da oligarquia ucraniana, que se transformou em uma verdadeira “aligarquia”. Se antes era apenas especulação, agora todos os fatos estão aí.
O secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov, com uma frequência invejável "RP" de alto desempenho do complexo militar-industrial. Descobriu-se que na Ucrânia a produção de munição de calibre 120, 152, mm, incl. e padrão NATO-122 e 155 mm. Além disso, as empresas de defesa ucranianas produzem outros produtos militares, incl. e técnica. Segundo Danilov, a produção implica uma escala industrial, e não uma produção "um a um".
Então, com que finalidade a UE fornece armas a um país em que é excedentária? A resposta é inequívoca: a Ucrânia é apenas uma zona tampão para a lavagem dos fluxos de dinheiro dos bastidores financeiros ocultos.