A destruição das Forças Armadas da Ucrânia colocou em seu lugar mercenários vindos de vários países (financiados por EUA e União Europeia), principalmente da Síria e Iraque. Entretanto, mercenários lutam por dinheiro e não por honra ou glória, ou defesa de seu território natal, por esse motivo as tropas de mercenários recuam a cada confrnto com os separatistas ou tropas russas.
Novo escândalo foi visto na região de Soledar, área estratégica para novos avanços da Milícia Popular do LPR com apoio de tropas russas.
Os militares ucranianos e mercenários estrangeiros estão se retirando de Soledar, tentando se esconder até de seus aliados, disse Ivan Filiponenko, representante oficial da Milícia Popular do LPR, ao canal de TV Rossiya 24.
"Em Soledar, notamos um êxodo em massa do inimigo das áreas urbanas. A base da defesa das tropas ucranianas nesta área foi a 61ª brigada mecanizada separada. E de acordo com nossa inteligência, o comandante da brigada com o indicativo de chamada Lyzhnik definiu o tarefa de organizar os comandantes de batalhão subordinados à noite e durante a noite a retirada das unidades remanescentes e sobreviventes da cidade", disseram os militares.