Esmael Morais em seu blog -----
Hoje, deputados federais da Federação Brasil Esperaça (PT, PV e PCdoB) estiveram em Brasília para uma reunião com o ministro Renan Filho, do Ministério dos Transportes. O objetivo era debater o pedágio do Paraná.
A reunião foi descrita pelo deputado Arilson Chiorato, presidente do PT no Paraná, como muito produtiva e durou mais de duas horas.
A discussão foi baseada em argumentos técnicos e o grupo avançou na busca por mudanças na modelagem do pedágio ou por um novo modelo econômico.
É esperado que hajam mudanças significativas que resultem na diminuição do preço da tarifa do pedágio paranaense.
Segundo Chiorato, o objetivo é obter uma tarifa acessível e que garanta segurança para as pessoas.
Além dos deputados Gleisi Hoffmann, Enio Verri, Tadeu Veneri, Carol Dartora e Aliel Machado, também estavam presentes Elton Welter, Roberto Gregório da Silva, coordenador do estudo sobre o pedágio proposto ao Paraná, e Luiz Antônio Fayet, professor da UFPR.
No mês passado, o governador Ratinho Jr. (PSD) jurou que tinha selado acordo com a União para manter a modelagem de Bolsonaro, que foi estudada técnicamente e consultada publicamente em 2021.
Na época, o dirigente petista desmentiu o suposto acordo e Arilson Chiorato disse que o ‘pedágio caipira’ iria prevalecer sobre o ‘pedágio playboy ‘no Paraná – em alusão ao governador do estado, que chamou o pedágio mais barato de caipira.