Entre as perspectivas do sociólogo e filósofo Antoun Saadeh, ele escreveu que o destino das nações será variado entre cinco tendências culturais essenciais conflitantes ou concorrentes:
"Primeiro: Entre a cultura humana e a cultura humana espiritual;
Segundo: Entre a cultura socialista e a cultura socialista econômica;
Terceiro: Entre a cultura democrática e a cultura democrática literária;
Quarto: Entre a cultura nacional e a cultura nacional prática;
Quinto: Entre a cultura espiritual e a cultura material".
E do conflito ou competição entre essas culturas, Antoun Saadeh extraiu da realidade da vida e desenvolveu sua visão nova, total e abrangente da vida, do universo e da arte, que é a cultura Nacionalista -social que vê, diz e afirma a validade, a bondade e a importância da cultura espiritual-material para o desenvolvimento e progresso humano, garantindo o crescimento e nascimento de um novo mundo, e novos valores e ideais.
Ao chegar ao novo mundo humano, a humanidade pode descobrir que pode construir outro mundo mais novo e melhor, com valores humanos mais elevados e ideais mais sublimes. Um mundo de verdade e justiça que espalhe bondade, prosperidade e paz para todas as gerações da humanidade sem racismo, sem ódios e sem inimizades.
A cultura da vida humana, no sentido verdadeiro e completo, não pode limitar-se a um ou mais aspectos da vida, mas ela se ocupa dos vários campos e aspectos necessários.
Não se limita às questões sociais e negligencia as questões econômicas ou vice-versa.
Não se preocupa com as formas políticas e dispensa as literárias ou vice-versa.
Não se limita a um campo de produção e negligencia todos os outros campos.
A verdadeira cultura inclui todos os aspectos da vida comunidade humana nacionalista- social que abrange todos os seus membros e grupos e visa desenvolver e proteger os interesses da sociedade e não negligenciar os direitos de qualquer indivíduo ou grupo ou geração de seus indivíduos, grupos e gerações, além de ser o núcleo
e essência da diversidade das culturas humanas que consolidam as boas relações de respeito e cooperação entre todos os povos e nações.
Esta é a cultura interativa nacionalista-social, espiritual-material na unidade da vida humana que se expressa e se manifesta em suas manifestações espirituais e materiais.
Esta é a filosofia da cultura da interação espiritual-material unificada, que é a base para o crescimento e progresso humano, sem a qual não há crescimento nem progresso e nenhuma civilização equilibrada poderá surgir e permanecer.
A cultura espiritual-material é a essência de todas as culturas que podem ter sucesso e sobreviver.
----------
Youssef Mousmar,
Diretor cultural da Associação Cultural Sírio - Brasileira