A verdade sobre a Guerra do Paraguai está vindo à tona, e envergonha o Brasil, Uruguai e Argentina, países que se uniram para destruir uma rica nação outrora próspera e civilizada.
A guerra travada de 27 de dezembro de 1864 a 8 de abril de 1870 destruiu o governo da nação mais progressista e desenvolvida do nosso continente. OS governantes do Paraguai dessa época eram honestos, honrados e defendiam melhores condições de vida para o povo guarani. O Paraguai foi o primeiro país do continente a contar com fundição e estradas de ferro. O padrão de vida dos paraguaios era invejável, sendo um mau exemplo para os governos despóticos e escravagistas da época.
Hoje o Paraguai é governado por 8 famílias de milionários, entre elas traficantes e contrabandistas.
Após massacrar a população paraguaia na Guerra da Tríplice Aliança, as tropas brasileiras saquearam Assunção. Documentos históricos e objetos militares e artísticos estão até hoje depositados em museus brasileiros, e precisam ser urgentemente devolvidos ao povo paraguaio, por uma questão de honra e decência.
Confira a seguir a verdadeira história nas palavras de um paraguaio daquela época:
-------
CHE KO HINA CHE RA'Y VETERANO DEL 70'! ----
Em 1914, o Tenente Manuel Frutos, um dos corajosos sobreviventes da Guerra da Tripla Aliança, dizia perante um meio jornalístico europeu o seguinte:
“Eramos muito ricos, senhor; nadávamos em abundância, éramos felizes.
Minha cidade natal, Ybytimí, hoje pobre vilório, tinha então 24 escolas e no presente mal tem uma.
Com isto eu lhe conto tudo... Não havia cidadão que não tivesse sua casa, seus utensílios de trabalho e extensos semeados.
Nós não conhecíamos a fome. Éramos uma raça bem alimentada, saudável e forte.
Éramos alegres e felizes... apesar do que chamam de nossa tirania, governo patriarcal, exercido por verdadeiros patriotas, que só desejavam a prosperidade do seu país...
Mas a guerra veio e nós perdemos tudo. Lutamos desesperadamente, porque todos tínhamos algo a perder e porque amávamos nossa terra loucamente... ”
Imagem: Heróis Paraguaios Veteranos de 70