O Recanto das Lavandas, localizado na Colônia Cristina, em Araucária, está incluído na Rota das Lavandas do Paraná, desenvolvida pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná/Araucária). Com estabelecimentos de diversos cantos do estado, o Recanto das Lavandas é o único da região de Curitiba nesta lista de atrativos turísticos. Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e o IDR-Paraná/Araucária têm trabalhado em parceria para desenvolver negócios e gerar renda na área rural do município.
De acordo com Jacir Antonio Wiezbicki, proprietário do estabelecimento, a família já tinha um desejo de fazer no local algo na área de turismo rural e a ideia foi sendo amadurecida até que plantaram os primeiros pés de lavanda e viram que podiam enfeitar a propriedade e que as pessoas poderiam se interessar em tirar fotos do local. Além do campo de lavanda na propriedade, a flor também foi parar na cerveja artesanal e no sorvete vendido no local. O sorvete de lavanda surgiu de uma parceria com uma sorveteria local que utiliza produtos naturais e tem sido sucesso de venda. Já a produção de cerveja artesanal de trigo com traços de lavanda, como explica Jacir, surgiu no período da pandemia e deve ganhar mais investimento para a sua produção, mas sem perder o caráter de produto artesanal.
No Recanto das Lavandas há mais de dois mil pés da planta. O proprietário explicou ainda que a florada é permanente, mas que algumas podas são necessárias ao longo do ano. Essa poda é realizada por lotes para garantir que o visitante sempre encontre flor no local. No local também há almoço e eventos no fins de semana e feriados (mais informações: 41- 98862-5826). Para fazer parte da Rota o estabelecimento respondeu a um questionário com detalhes da propriedade e da produção e recebeu visita técnica. A Rota Turística da Lavanda é resultado da lei estadual nº 21.372, sancionada em março de 2023.
De acordo com o IDR-Paraná/Araucária, no caso da Rota das Lavandas, o instituto trabalha com produtores do estado para orientar sobre a extração de óleo e comercialização de produtos. É critério para fazer parte da rota que “a propriedade precisa ter a lavanda como atividade turística principal, preferencialmente agricultor familiar, e ter as condições mínimas para atender o turista”.
-------
ESTÍMULO - A inclusão do Recanto das Lavandas em uma rota estadual foi recebida com alegria pela Prefeitura, já que há um trabalho em curso para que outras propriedades da Colônia Cristina e região possam integrar uma rota local de atrativos para receber visitantes. Vale destacar ainda as ações recentes da Prefeitura de Araucária nesta região. A pavimentação de vias principais, com direito a ciclofaixa, melhoram o acesso de visitantes a essas localidades. A nova ponte do Rio Verde também já virou um atrativo da região.