Movimento em Defesa da Soberania Nacional -----
Dez deputados da Frente Parlamentar das Estatais da Assembleia do Paraná e quatro deputados federais apresentaram à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) uma denúncia contra supostas infrações cometidas pelos administradores da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Os parlamentares listam seis possíveis infrações da Copel, como a imposição de sigilo sobre documentos de natureza pública e o descumprimento de cláusulas de anuência prévia que constam nos contratos de concessão de geração e de distribuição de energia.
Há também questionamentos sobre o balanço e os demonstrativos financeiros da Copel e uma denúncia relacionada à suposta contratação irregular de assessorias. Segundo os deputados, a Copel contratou um escritório de advocacia de um familiar de uma conselheira da companhia.
A coluna questionou a Copel sobre a denúncia apresentada pelos parlamentares. A companhia enviou a seguinte nota: “A Copel informa que a transformação da companhia em corporação, definida pelo Estado do Paraná a partir de lei aprovada na Assembleia Legislativa, ocorre em respeito a toda a legislação que rege o referido processo, o que inclui o regramento para empresas de capital aberto, com a fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.”